5 dicas para viagens de natal, réveillon e viagens de fim de ano

Atrasos, cancelamentos e planos de viagem destruídos: 2018 tem sido o pior ano da Europa em termos de interrupções de voo, com um número recorde de planos de viagem dando errado. No entanto, não importa o que esteja errado, para a sua próxima viagem você está preparado, pois a AirHelp explica os 10 mandamentos da viagem aérea: esses são os direitos que você sempre precisa lembrar ao viajar.

1: Cuidarás de si mesmo/O direito de cuidar

O que poderia ser pior do que esperar por um voo atrasado? Ter que esperar esse atraso enquanto o avião está na pista! Muitos viajantes não sabem que realmente tem certos direitos nessas situações irritantes. Após duas horas de tempo de espera, a tripulação da companhia aérea precisa lhe fornecer água e ar condicionado.

2: Você receberá um bom hotel/Seu direito a um hotel

A questão de saber se você deve ou não pagar por uma estadia em hotel não planejada após um voo interrompido, é algo que até os viajantes freqüentes não têm certeza. Na verdade, se a partida do seu voo atrasar até depois da meia-noite, a companhia aérea deve providenciar um alojamento adequado para você, e até mesmo precisa cuidar do seu transporte até o hotel. Você tem direito a uma acomodação em hotel, mesmo que o atraso real do voo não seja culpa da sua companhia aérea.

3: Tua bagagem deverá estar organizada/os seus direitos de bagagem

Durante uma viagem aérea, há tantas coisas que podem dar errado quando se trata de sua bagagem. Portanto, será música para seus ouvidos ouvir que existe um regulamento chamado Convenção de Montreal que concede a você o direito a uma compensação financeira caso sua mala seja atrasada, perdida ou danificada.

4: Amai seus animais/Direitos do teu animal de estimação

Os amantes de animais não precisam ficar em casa nas férias, desde que se familiarizem com os direitos dos bichinhos ao levá-los em um avião. Especialmente importante à luz das recentes tragédias, a tripulação não pode forçá-lo a sempre “despachar” seu animal de estimação. Enquanto animais maiores, assim como alguns “perigosos” precisam viajar com a bagagem despachada, você é livre para levar seu pequeno animal de estimação com você a bordo como bagagem de mão.

5: Tuas feridas serão compensadas/Direitos das lesões

Se você sofrer algum tipo de lesão enquanto estiver no avião, terá direito a uma compensação financeira. Antes, esse valor estava limitado a 8.300$. Graças a uma modificação do regulamento internacional da Convenção de Montreal, você pode ganhar até US$ 138.000. Também vale a pena saber que, se o seu caso exigir ação legal, você poderá levá-lo a um tribunal em seu país de origem, caso a companhia aérea opere voos para lá.

Jonas Souza, da AirHelp

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.