7 bacias hidrográficas do Distrito Federal

Os principais cursos d’água que abastecem o DF são as bacias de Rio Preto, São Bartolomeu, Descoberto e Maranhão. Na região geográfica do Distrito Federal envolve sete bacias hidrográficas. Conheça cada uma delas!

1-Lago Paranoá

Os pequenos córregos e rios que compõe a Bacia do Rio Paranoá alimentam o Lago Paranoá que é um dos locais mais conhecidos de Brasília.

2-Maranhão

Na região de Planaltina nascem os afluentes do Rio Maranhão que sesaguam no Rio Araguaia, no Tocantins. É uma dos principais bacias que abastecem o quadradinho.

3-Rio Preto

Afluentes do Rio Preto passam pelo Distrito Federal e integra a bacia do Rio São Francisco e também é uma das principais bacias que abastecem o DF.

4-Carumbá

O rio Corumbá é um curso de água que nasce no estado de Goiás, no Brasil. Sua nascente é no sopé da serra dos Pireneus, em Cocalzinho de Goiás, dirigindo-se para o sudeste, onde desagua no rio Paranaíba. 

5-São Marcos

O rio São Marcos é um curso de água que divide os estados de Minas Gerais e de Goiás, no Brasil, entre as cidades de Paracatu e Cristalina.

6-Rio Descoberto

O Rio Descoberto, localizado a oeste do DF possui quase 900 quilometros de extensão e é a principal bacia que abastace o DF.

7-São Bartolomeu

Com 200 quilometros de extensão o rio São Bartolomeu que nasce em Planaltina e deságua no Corumbá é um importante manancial que gera trabalho para milhares de famílias.

Textos | @kesiapaos | Késia Paos