7 cidades para conhecer o Brasil pela gastronomia

Especial | blog de Turismo

Conheça lugares pelo Brasil que encantam pela beleza e pelo paladar

1. São Paulo/ SP

Um verdadeiro universo gastronômico cabe em São Paulo, já que você encontra comidas de praticamente qualquer lugar do mundo pelas ruas da cidade. De pratos de culinária exótica a grandes redes internacionais, tudo isso pode ser facilmente saboreado a qualquer hora do dia ou da noite.

Mas a metrópole também guarda seus próprios tesouros gastronômicos, como o famoso virado à paulista, o tradicional sanduíche de mortadela, as pizzas e os pastéis de feira.

2. Campos do Jordão/ SP

Cercada por montanhas e belos cenários da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão oferece uma ampla variedade gastronômica que tem tudo a ver com o friozinho da região. A “suíça brasileira” concentra ótimos restaurantes e bistrôs onde se destacam os generosos fondues, os pratos à base de truta, peixe típico da região, e deliciosas massas. Alguns dos mais famosos fabricantes de chocolates são encontrados na cidade, que também promove diversos festivais gastronômicos ao longo do ano.

3. Belo Horizonte/ MG

Não existe a menor possibilidade de falar comida no Brasil sem citar os maravilhosos quitutes mineiros. Em Belo Horizonte é possível provar vários pratos da culinária regional, como o frango com quiabo, leitão à pururuca e o frango ao molho pardo. Famosa pela vida boêmia, não faltam também os incríveis petiscos de bar, como o maravilhoso pão de queijo, bolinhos, torresmo, entre outras delícias. Para sua passagem pela cidade ficar ainda melhor, não esqueça de se esbaldar em compotas de doce de leite e de abóbora, além de provar uma grande variedade de queijos. Bento Gonçalves/ RS

4. Vitória/ ES

A culinária capixaba é muito rica e saborosa, fruto de uma mistura deixada pelos colonizadores europeus, índios e africanos. Com pratos à base de frutos do mar, Vitória oferece os típicos e saborosos como a famosa moqueca capixaba.

5. Teresópolis/ RJ

Teresópolis, na região serrana do Rio, possui aquele clima charmoso e repleto de belas paisagens naturais, mas é também conhecida como a cidade dos festivais, por conta do grande número de eventos oferecidos anualmente. A maioria deles, é claro, reúne maravilhosos pratos, quitutes e outras delícias. Pouca gente sabe, mas Teresópolis possui colonização britânica, o que rende a oferta de pratos especiais com influência da terra da rainha, delícias que combinam perfeitamente com o friozinho das montanhas.

6. Curitiba/ PR

Em Curitiba, além de lugares lindos, você vai poder desfrutar de uma gastronomia bem diferente de outras capitais. Declarado patrimônio cultural de Curitiba em 2016, a carne de onça é uma mistura de diversos cortes de carne de boi – não precisa se assustar, apesar do nome, a carne não é de onça – bem temperadinha, uma delícia.

7. Fortaleza/ CE

A culinária cearense é bastante diversificada e saborosa, com pratos que tiveram influência de sabores indígenas, africanos e portugueses. Na capital Fortaleza é possível encontrar boa parte dos pratos típicos, a começar pela variedade de frutos do mar, como o caranguejo, que é uma tradição local.

Gostou das Dicas? Veio do Guia Viajar Melhor

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.