7 coisas para fazer em Ouro Preto Minas Gerais

A cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, guarda muitas informações sobre o período colonial. Ouro Preto está localizada na Serra do Espinhaço, na zona leste do Brasil. A cidade é reconhecida pela arquitetura barroca e ruas calcetadas íngremes e sinuosas guarda, e ainda abriga muitas informações sobre a era do ouro. Conheça agora alguns de seus principais pontos!

1-Visite o Centro Histórico de Ouro Preto

Essa foi a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A trajetória dessa cidade do interior de Minas Gerais é uma das mais fabulosas do nosso país. Lá aconteceram fatos históricos memoráveis como o período da Inconfidência Mineira. Uma grande quantidade de ouro e de pedras preciosas foram encontradas no município.

2-Conheça o Museu da inconfidência

O monumento abriga uma homenagem aos Inconfidentes. Em sua fachada está o Chafariz do Imperador, erguido em comemoração ao aniversário de Dom Pedro II. No local há 19 Chafarizes de Ouro Preto. Lugar belíssimo.

3-Descubra Museu Casa dos contos

Um lindo casarão no centro de Ouro Preto marca as origens do Ministério da Fazenda no Brasil. O espaço hoje é um museu com visitação gratuita para que os visitantes conheçam mais sobre a história da cidade.

4-Observe a beleza da Basílica Nossa Senhora do Pilar

Erguida em torno de Capela dos primeiros anos do século XVIII, sob invocação de Nossa Senhora do Pilar, a igreja foi Inaugurada em 1733 apesar de não estar concluída. É considerada uma das Igrejas mais ricas de Minas Gerais, tem em seu interior toda a pintura folheada a ouro.

5-Faça um passeio pela Mina Du Veloso

Marque um passeio com guia, por galerias subterrâneas na Mina Du Veloso. Durante a caminhada descubra detalhes da história da extração de ouro por escravos africanos.

6-Passeio no Trem da Vale

A maria-fumaça que faz o trajeto Ouro Preto – Mariana é um dos passeios mais famosos da cidade. A Estação fica aberta a visitação de quarta a domingo e feriados nacionais, das 8h30 às 17h. Os embarques acontecem de sexta-feira a domingo nos mesmos horários: 10h e 14h30.

7-Desbrave o Parque Estadual do Itacolomi

A região é cheia de cachoeiras, trilhas, cidades ao redor históricas e boa culinária. Facil deslocamento basta ter espirito aventureiro.

Texto | Késia Paos | @kesiapaos