7 coisas que você deve saber sobre a semana santa

grayscale photo of the crucifix

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros. Essa data é a mais importante para os cristãos, para lembrar do sacrifício de Jesus Cristo por nós.

Confira conosco sete coisas sobre essa semana tão importante para os cristãos:

7 coisas que você deve saber sobre a semana santa

1| Significado

A Semana Santa, em um contexto teológico, é um lembrete do sofrimento de Jesus durante a sua crucificação e, posteriormente, ressurreição. O momento é um dos marcos mais importantes no calendário cristão e é lembrado anualmente na sexta-feira antes do domingo de Páscoa. Além disso, algumas pessoas seguem o jejum e/ou a penitência para afastar situações pecaminosas.

2| Carne Vermelha

Um dos principais preceitos da Semana Santa, especialmente na Sexta-feira da Paixão, dois dias antes da Páscoa, é não comer carne vermelha ou de frango. A tradição é repassada de geração para geração, e muitos ainda mantêm o hábito vivo, substituindo o consumo da carne pelo peixe.

3| Domingo de Ramos e de Páscoa

Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira, mas ressuscitou na madrugada do domingo. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

4| Rituais

Como citado anteriormente, o jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano são aconselhados. Outros rituais típicos do período são as procissões e reconstituições da Via Sacra.

5| Exemplo

Páscoa nos mostra que a morte de Cristo foi um exemplo para todos nós. Ele nos deu a vida para a nossa salvação – a vida não termina na morte e Ele provou ser o verdadeiro filho de Deus.

6| Coelho da Páscoa

Existem duas histórias que explicam a origem do orelhudo como um personagem relacionado a essa data cristã. A primeira surgiu no Antigo Egito, onde o coelho era considerado o símbolo do nascimento e de uma nova vida. Como a páscoa significa ressureição, nada mais apropriado usar o coelho como símbolo dessa data. A segunda é que alguns povos antigos consideravam esse animal como o símbolo da Lua. Seguindo essa lógica, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

7| Comer peixe

A teoria mais válida que explica o consumo de peixe que encontramos diz que esse alimento representa a simplicidade, pois, na época em que Jesus Cristo era vivo, era o prato mais consumido.


Contato e sugestões:
📧 | comercialeldogomes@gmail.com

** Foto: Pexels
*** Texto redigido por: @gabilacrda