7 Coisas sobre a Serra da Ibiapaba no Ceará

Dalila Lima | Te Contei do Ceará
Últimos posts por Dalila Lima | Te Contei do Ceará (exibir todos)

#TeConteiDoCeará | dicas do Ceará de uma cearense arretada!

Preciso começar contando que a Serra da Ibiapaba está localizada na região noroeste do Estado do Ceará e faz divisa com o Piauí.

Com clima chegando a 20 graus, serração, cachoeiras e muito verde a “Serra Grande”, como também é conhecida tem muitas opções de lazer e atrativos que surpreendem quem pensa que “o Ceará é só praia”. Fica ligadinho que vou te contar 7 curiosidades sobre esse lugar.

Fica ligadinho que vou te contar 7 curiosidades sobre esse lugar.

1| Parque Nacional 

Conhecido como ícone do Ecoturismo no Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é uma unidade de conservação, nele é possível encontrar uma vegetação da Floresta Tropical Atlântica. Sua fauna é um reduto muito rico, abrigando animais raros como o mico-estrela, tamanduá, macaco – prego, urubu – rei e gavião – casaca – de – couro. O Parque oferece um mirante, com uma vista de tirar o fôlego.

2| Teleférico e Gruta

O bondinho (hoje parado para reformas,volta em breve, relaxa), costumava receber cerca de 100 mil visitantes por ano, vindos do mundo inteiro. Ele é responsável por levar os turistas a outra beleza exuberante do parque: a Gruta de Ubajara ou “Gruta de Iracema”, como José de Alencar se refere a ela em seu livro. Sua descida leva cerca de 3 minutos e revela uma paisagem espetacular.

A gruta de Ubajara tem uma extensão de mais de 1 quilômetro e 75 metros de profundidade que, segundo os mais antigos, ela leva para outra cidade. Suas formações rochosas formam imagens e são divididas por salas.

3| Cachoeiras e trilhas

Outro acesso para a gruta de Ubajara é por uma trilha, passando por algumas cachoeiras na qual é possível a parada para banhos, tirar aquela foto e, é claro descansar também.

4| Cenário de José de Alencar 

Localizada no sopé da Serra da Ibiapaba, a Bica do Ipu foi citada no romance de José de Alencar, no qual ele diz que Iracema “a virgem dos lábios de mel” saía todas as noites de Fortaleza para se banhar na bica.

Com sua queda de 180 metros de altura, é um dos locais mais privilegiados e propícios para a prática de rapel.

5| Terra dos sabores e patrimônio histórico 

Fundada em 1882 e, inicialmente habitada por índios, a Cidade de Viçosa do Ceará é a mais antiga da Serra da Ibiapaba. Um de seus marcos mais importantes foi a construção da Igreja Nossa Senhora da Assunção nos séculos XVII e XVIII. Por baixo da Igreja existem túneis que, segundo os moradores mais antigos, eram usados por escravos que fugiam de seus donos e por jesuítas para escapar de ataques indígenas.

Quem vai a esta cidade não perde a oportunidade de dar uma passadinha na Casa dos Licores, local onde são vendidas cachaças e licores artesanais. Os visitantes que chegam são convidados a entrar no casarão histórico e degustar 72 sabores de licores.

6| Maior plantação de rosas do Brasil

Engana-se quem pensa que essa região só oferece trilhas e cachoeiras. A Serra da Ibiapaba abriga a maior fazenda de rosas do Brasil, abastecendo assim, as floriculturas de Fortaleza, produzindo também hortaliças e flores que são exportadas para a Europa.

7| Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande

Localizado em São Benedito, o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima é um dos maiores do Brasil e Ceará. Sua construção foi iniciada em 2005 (continua atualmente em construção). Por mês, cerca de 20 mil devotos chegam a visitar o local, mas, é no dia 13 de maio que o Santuário recebe por volta de 80 mil romeiros vindos de todo o Brasil.

Acompanhe a jornalista no Instagram
aqui: @dalilalimajornalista/

Dalila Lima | Te Contei do Ceará

Por @JornalistaDalilaLima | Colunista no 🌍 Te Contei do Ceará e Fotógrafa no Araticum/CE