7 coisas sobre Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

Dia 12 de Outubro é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Como forma de homenagem a esse dia especial, a gente separou sete curiosidades surpreendentes sobre ela. Bora conferir?

01| História

A padroeira do brasil foi encontrada no rio Paraíba em 1717. A imagem peregrinou até 1932, por 215 anos. Em 1732, foi construído para ela o primeiro oratório público. Neste local houve um milagre contado tradicionalmente: velas se acenderam sozinhas para iluminar a imagem.

02| Muitas Visitas

A cidade Aparecida do Norte fica em segundo lugar das cidades mais visitadas do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, cerca de 12 milhões por ano.

03| Escultor

Acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade, por ter um material de barro.

04| Três últimos papas

A padroeira recebeu a visita dos três últimos papas. O João Paulo II visitou o Santuário Nacional em 4 de julho de 1980, que foi quando o Brasil recebeu a visita de um Papa pela primeira vez. 27 anos depois, Papa Bento XVI, visitou Aparecida nos dias 12 e 13 de maio de 2007, como parte da programação de sua visita ao Brasil. A visita mais recente de um papa a Aparecida foi em julho de 2013. Na época recém-eleito Papa, Francisco veio ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e quis dedicar um dia para visitar o Santuário Nacional, para ir, como ele mesmo disse, “à casa da Mãe”.

05| Manto

Nem sempre seu manto foi azul. Segundo o Santuário Nacional, estudos históricos mostram que antes do manto tradicional, a imagem tinha mantos vermelhos e brancos, em referência a Imaculada Conceição.

06| Proteção

Segundo o santuário, a padroeira é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo. A santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção da visita de papas. 

07| Data de Celebração

Nem sempre o dia de Nossa Senhora Aparecida foi comemorado em 12 de Outubro. De acordo com o Padre Victor Hugo Lapenta, da Comissão de Bens Culturais e Históricos da Arquidiocese de Aparecida, a data de celebração já foi no dia 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição no mundo), no dia 8 de setembro (mês do nascimento dela), e até no primeiro domingo de maio (considerado o mês de Maria).

Foto: Reprodução via pixabay

Texto redigido por @Gabbileao