Dia 15 de Setembro será o Dia do Cliente. Se você é comerciante, saiba que é preciso estar atento a ela e utiliza-la demonstrar a importância de seus clientes para o seu negócio. Pensando nisso, listamos sete coisas sobre essa data e o que esperar dela, para que você aproveite da melhor maneira possível, seja como cliente ou como consumidor.
01| Calendário Comercial
A data é celebrada anualmente e é popularizada pelo calendário comercial. Essas datas são conhecidas pelo meio publicitário como oportunidades de negócios e incentivam o consumo.
02| Abrangente
Essa é uma das datas de maior abrangência do calendário. Ela atinge pessoas físicas até mesmo jurídicas, por que todos são clientes de alguém e todos dependem de clientes para sobreviver.
03| Origem
O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.
04| Finalidade
O principal objetivo da criação dessa data é desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes, ao homenageá-los.
05| Agradecimentos
As empresas podem fazer diversas formas de agradecimentos, como forma de firmar seus vínculos com seus clientes. Podem ser feitos sorteios, promoções, brindes, voushers. Vale utilizar a criatividade!
06| Qual a diferença do dia do cliente para o dia do consumidor?
O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de Março, e caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. Contudo, o Dia do Cliente surgiu de uma proposta com caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes.
07| A importância da fizelização
Sem clientes não há vendas, por isso, essa data precisa ser observada com carinho pelos comerciantes. Ela abrirá portas para várias outras oportunidades de fazer negócio futuramente. Mostre o quanto ele é valioso para você e mantenha contato frequente.
Texto redigido por @Gabbileao
Foto: reprodução via pexels/banco de imagens gratuito.