7 coisas sobre o dia do Orgulho LGBTQIA+

Hoje, dia 28 de Julho, é celebrado o dia do Orgulho LGBTQIA+, sendo celebrada por homossexuais, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuados e outras possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual.

Veja 7 coisas sobre

01| Maior parada LGBTQIA+ do mundo

A maior parada LGBTQIA+ do mundo é Brasileira. A festa já chegou a reunir 5 milhões de pessoas, sendo maior que as de muitas outras metrópoles, como Sydney.

02| Casamento homoafetivo

O dia do Orgulho LGBTQIA+ é importante para lutar por causas importantes. Graças a essas pautas levadas à tona, desde o dia 16 de maio de 2013 que o Conselho Nacional de Justiça determinou que nenhum cartório do país pode “recusar a celebração de casamentos civis de casais do mesmo sexo ou deixar de converter em casamento a união estável homoafetiva”, trazendo uma vitória à comunidade.

03| Primeiro casamento gay

Apesar de ter sido legalizado apenas em 2013, no dia 28 de junho de 2011, aconteceu o primeiro casamento homoafetivo entre homens no civil, quando o comerciante Luiz André Rezende Moresi e o cabeleireiro José Sérgio Sousa disseram ‘sim’ em Jacareí, no interior de São Paulo, e fizeram história.

04| Conquista

Em 2019, o STF aprovou um projeto que criminaliza a LGBTfobia. A partir da decisão, atos de preconceito contra gays e transexuais começaram a receber uma tipificação específica e penas maiores.

05| População Brasileira

Apesar de (infelizmente) não haver nenhuma pesquisa recente, segundo um levantamento de 2009 da Universidade de São Paulo, 7,5% da população brasileira é composta por gays, lésbicas e bissexuais.

06| Bandeira do arco-íris

A bandeira do arco-íris, principal símbolo da comunidade LGBTQIA+, foi hasteada pela primeira vez em 25 de junho de 1978, durante a parada LGBT de São Francisco e existem várias histórias para a sua origem. Uma delas seria para homenagear homenagem a Judy Garland, atriz americana que cantou “Somewhere Over The Rainbow” no filme “O Mágico de Oz” , e que morreu na mesma semana da Batalha de StoneWall.

07| Significado da bandeira

A bandeira foi uma criação do artista Gilbert Baker e o significado de suas cores são: roxo o espírito e a resistência; o azul o amor pelo artístico; o verde a natureza; o amarelo a luz; o laranja a cura e o poder e o vermelho, o fogo e a vivacidade.

Texto redigido por @Gabbileao