7 coisas sobre o pré-candidato a presidência e líder político do RS, Eduardo Leite

Eduardo Leite é um dos governantes mais jovens da história do estado e o primeiro governador brasileiro abertamente homossexual. O político, inclusive, é um dos pré-candidatos às eleições presidenciais de 2022. A gente reuniu sete coisas sobre ele, para que você possa conhece-lo melhor.

01| Biografia

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul no dia 10 de março de 1985. Ele é um bacharel em direito e filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o atual governador do Rio Grande do Sul, cargo que exerce desde janeiro de 2019. Anteriormente, foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017, cidade onde também foi vereador.

02| Propósito

Ele não quer se eleger para brigar com Lula ou Bolsonaro, mas em prol de um bem maior, em entrevista ele disse: “Para fazer este País, um presidente tem de ser presidente de todos: dos que pensam e dos que não pensam como você. Estamos precisando de paz, de união, de distensionamento e de coragem. Não desejo ser presidente para brigar com Lula ou Bolsonaro, mas sim para brigar pelos brasileiros contra os enormes problemas que nosso país tem. Eles, os problemas, é que são meus inimigos.”

03| Pandemia

Durante a pandemia, ele se destacou pelas suas iniciativa, que foi modelo em outros estados. Em sua gestãoneste período, o Rio Grande do Sul construiu 900 novos leitos e dobrou os de UTI de forma permanente.

04| Homossexualidade

Eduardo Leite alegou com orgulho que é gay e que antes disso ele é um político. Nas eleições de 2018 para governador, inclusive, chegaram a querer derruba-lo compartilhando uma foto dele com seu irmão, alegando que eram um casal e que seria “uma vergonha para o Rio Grande do Sul” e ele provou ser exatamente o contrário.

05| Vida pessoal

O pré-candidato a presidência é a bastante reservado com sua vida pessoal e quanto a isso não gosta de se expor, então se sabe se ele está solteiro ou namorando. Ele tem dois cachorrinhos de estimação. Por mais que seja apaixonado por doces, ele procura evitar no cardápio do palácio, com exceção de quando recepciona convidados para eventos no local.

06| Adora música

Ele é um grande fã de música . Ele inclusive toca pandeiro e já estudou saxofone e nas festas de família organizadas por sua mãe ele canta ao lado do pai, que toca acordeom e violão. .

07| Um dos candidatos mais cotados

Ele é um dos nomes mais cotados à presidência em 2022. Estou na política para fazer a minha parte. Se for como candidato, beleza. Em entrevista ele alegou que sua maior missão não é conseguir poder, mas fazer a diferença no país: “Se não for como presidente, que seja como eleitor. Como cidadão, eu vou estar lá fazendo a minha parte também”, disse Eduardo Leite, em entrevista à Band News FM.

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: Reprodução via instagram.