7 curiosidades sobre Formosa Goiás

1-Voo a vela 

A cidade de Formosa é reconhecida pelos praticantes de voo a vela como um dos melhores locais do Brasil para se praticar o esporte. Voo a Vela é o esporte que permite ao homem voar como os pássaros, em uma aeronave sem motor e que aproveita as forças da natureza para ganhar altura 

2-Sítios arqueológicos

Possui 42 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN, destacando-se o Sitio Arqueologico do Bisnau e o Sítio Arqueológico da Lapa da Pedra.

3-Atrativo turístico

Foi incluida em 2011, como uma das 100 cidades brasileiras com apelos e atrativos turísticos no Ministério do Turismo por indicação da CNTur- Confederação Nacional do Turismo.

4-Berço das Águas

A cidade está situada na tríplice divisora de águas, possuindo nascentes de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul.

5-Arraial dos Couros

O nome antigo de Formosa era Arraial dos couros. Alguns dizem que era por conta da quantidade de couro que era comercializada na região.

6-Vila Formosa de Imperatriz

A criação do município de Formosa ocorreu em 1 de agosto de 1843, e passou a se chamar de Vila Formosa da Imperatriz. Com o advento da República, passou a ser simplesmente Formosa.

7-Caminho Formosa Colonial

O caminho formosa Colonial é formado por Lagoa Feia, o Laguinho do Vovô, Lago do Abreu e Lagoa dos Santos, os Casarões antigos – datados do século 18, a Catedral Imaculada Conceição e Mata da Bica, Museu Couros, Mirante do Cristo. Ainda, fazendo parte desse caminho, temos a Festa do Divino Espírito Santo, que é a principal festa da cidade.

Texto | Késia Paos | @kesiapaos