Dia 21 de Abril é feriado nacional em homenagem a Tiradentes, símbolo da Inconfidência mineira e da Independência do Brasil. Mas você sabe quem foi Tiradentes? Pensando exatamente nisso que listamos sete curiosidades sobre este homem que hoje é considerado um herói nacional.
Confira sete curiosidades sobre o feriado e sobre quem foi Tiradentes:
7 curiosidades sobre o feriado do Dia do Tiradentes, 21 de abril
1| Quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, na Fazenda do Pombal, que fica entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei, em Minas Gerais. Ficou órfão de mãe aos nove anos e perdeu o pai aos onze. Assim, foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
2| Reconhecimento
Tiradentes só foi reconhecido como tal 98 anos após sua morte. Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890.
3| Heroificação
Por ser militar e por ter assumido a culpa devido suas condições financeiras, a pena dada a Tiradentes foi a mais cruel. Depois de três anos preso, o alferes, no dia 21 de abril de 1792, foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada num estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro. Com o tempo, sobretudo após a Independência, sua imagem passou a ser usada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil, tanto na fase imperial quanto na fase republicana.
4| Tiradentes era careca
Historiadores afirmam que Tiradentes não era como as pinturas mostram. Como era um alferes (tenente do Exército), precisava manter cabelo e barba raspados. A figura que conhecemos hoje teria sido inventada para se parecer com Jesus Cristo e facilitar a simpatia pelo inconfidente.
5| Feriado Nacional
O dia 21 de abril se tornou feriado nacional apenas em1890, logo após a Proclamação da República. Sua imagem como militar patriota foi exaltada tanto pela ditadura de 1964-1985 como pelos movimentos de esquerda, que o viam como um grande símbolo de rebeldia!
6| Instrumentos odontológicos
No dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa. Como dentista, Tiradentes não gostava muito de arrancar os dentes de seus pacientes, preferia preservá-los, mas quando era necessário, o fazia. Mas também fazia coroas em marfim e osso de boi para preservar os dentes possíveis
7| Paixão
Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, filha de um sargento, que tinha apenas 15 anos. O romance não teve sucesso, pois a moça já era prometida a outro homem.
Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes
Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Instagram.
** Verifique outrCom informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
*** Foto: Banco de Imagens / Pexels
**** A ordem da lista é aleatória e não há nenhuma classificação.