7 curiosidades sobre o reveillon e as teorias do Ano Novo

Faltam apenas dois dias para a virada de ano e os sentimentos de renovação estão a mil! Pensando nisso, listamos 7 curiosidades sobre o réveillon e às teorias desta data. Bora conferir?

1| Feriado antigo

O Réveillon é o feriado mais antigo do mundo. A data já era comemorada na Babilônia há 4 mil anos. O termo Confraternização Universal foi dado pela ONU para o dia 1º de janeiro, dia no qual as pessoas devem conversar umas com as outras para ter uma convivência pacífica nos restantes dias do ano.

2| Hábitos e simpatias

Nós brasileiros possuímos diversos hábitos e simpatias nessa data. É importante lembrar, mesmo que você não seja um praticante, que essas tradições são do candomblé. O sete, por exemplo, é um número mágico. E o mar nos coloca em contato com Iemanjá, a divindade mãe de todos os orixás.

3| Janeiro

Cada mês tem um nome com uma origem específica. “Janeiro” é uma homenagem ao deus Janus da mitologia romana. “Janus”, em latim, quer dizer “porta”. Esse deus é representado por duas faces: uma virada para frente e outra para trás, simbolizando a passagem para novos tempos.

4| 10 meses

Originalmente, o ano possuía 10 meses (por isso que por exemplo o mês Outubro não é no mês oito, devido ao acréscimo de dois meses no meio do ano). O mês de Julho foi dado de presente ao Júlio César, enquanto Agosto, foi um presente para Augusto César (uma curiosidade legal é que este não aceitou ter um dia a menos em seu mês que no mês de Julho e por este motivo que Fevereiro possui apenas 28 dias, exceto em anos bissextos).

5| Branco

Esse costume de usar a cor branca também veio das tribos africanas e significa paz e purificação espiritual. Paz para você, para o mundo e para o coração. Muita gente também costuma usar uma peça de roupa, acessório ou detalhe na cor do ano que se inicia, em busca de sorte.

6| Beijo à meia noite

Tradicional nos filmes de romance, o beijo da sorte à meia-noite começou com os romanos. A tradição veio por conta dos antigos festivais romanos chamados Saturnalia, em que homens e mulheres, com ou sem compromisso, se beijavam para celebrar o ano novo.

7| Ano novo na Ásia

Os asiáticos pintam de vermelho as portas de suas casas no dia do ano novo. Para eles, isso atrai felicidade e boa sorte. Para eliminar as energias ruins, nas ruas há desfiles de dragões e fogos de artifício.

Foto: Reprodução via Pexels

Texto: @Gabbileao