7 curiosidades sobre Pirenópolis Goiás

Conheça um pouco mais sobre a história de Pirenópolis e as tradições que cercam essa cidade tão acomlhedora e procurada por turistas.

1-Cidade de Pedra

Pirenópolis é a maior cidade de pedra do Brasil, com diversas formações rochosas que formam cânions, labirintos e pedras de formatos que lembram animais e rostos.

2-Antigo nome

Pirenópolis foi fundada com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo minerador português Manoel Rodrigues Tomar 

3-Origem

Pirenópolis, significa “a Cidade dos Pireneus”. Influeência da Serra dos Pireneus que cerca a cidade. Segundo populares, a serra recebeu esse nome por conra de imigrantes espanhóis e catalães na região.

4-Festivais

A cidade goiana recebe todos os anos festivais importantes que movimentam o turismo e o comércio na cidade.

5- Rua do Lazer 

A principal rua de Pirenópolis é a Rua do lazer. A avenida possui diversos bares e restaurantes com dezenas de opções de pratos e bebidas para os turistas.

6-Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Por volta de 1740, os negros e escravos da cidade eram proibidos de frequentar as “igrejas de brancos”. Então os escravos construiram uma igraja que recebeu trabalhos de entalhes e pinturas em madeira característicos do barroco brasileiro. Depois de algum tempo a igreja foi demolida por não existe condições de mantê-la. Os objetos de decoração foram divididos entre as três igrejas da cidade.

7-Famosas pedras

A Pedra-de-Pirenópolis é famosa no Brasil todo e é bastante utilizada na construção civil para revestimentos e pisos. As famosas pedras decoras as ruas e casas da cidade.

Texto | @kesiapaos | Késia Paos