7 dicas para começar seu negócio e abrir uma empresa

1. Faça uma lista de temas que você domina

O primeiro fator a considerar para a escolha de seu nicho é pensar em algo que você gosta de fazer. Isso é importante porque, no mercado de produtos digitais, você sempre precisará ler e estudar sobre aquele tema, e nada mais chato do que ler sobre algo que você não gosta.

2. Amplie as possibilidades

Se seu objetivo é começar a ganhar dinheiro na internet, foque em encontrar um nicho rentável e que tenha sinergia com as habilidades listadas na primeira etapa.

Pense também em quando você buscou informações na internet e não obteve resultados satisfatórios, seja pela ausência desse tipo de conteúdo ou pela superficialidade com a qual o tema foi abordado.

3. Avalie oferta x procura

Outro detalhe muito importante na hora de escolher um nicho de mercado é verificar se existe procura por esse produto e se marcas concorrentes oferecem soluções similares. Afinal, você não quer investir em negócio sem perspectivas, não é mesmo?

Fazer isso é bastante simples.

Com sua lista de temas potenciais em mãos, inicie uma pesquisa nas ferramentas de palavras-chave dos buscadores mais utilizados, como o do Google, sobre a demanda por esses assuntos.

4. Entenda as tendências

Sempre terão usuários buscando soluções para emagrecer, ganhar dinheiro trabalhando em casa, dicas para ser mais produtivo, entre outros temas do momento.

As tendências são itens com grande procura, mas também com muita oferta, e ser mais um na multidão não fará você ser bem-sucedido. Por isso, o ideal é dar sequência as suas pesquisas para encontrar tendências mais específicas e escolher um nicho com maior procura e menor oferta.

5. Analise se dá para competir nesse nicho

Não menos importante que o nicho é saber se você consegue competir nesse segmento: qual o diferencial competitivo que seu produto digital pode apresentar para se destacar dos já existentes?

Não se desencoraje pelas ofertas no mercado! Se o nicho escolhido por você já tem uma lista de produtos mais vendidos, não é motivo para desanimar. Veja isso como uma oportunidade, afinal, se há altos índices de vendas, existe muita procura por aquele tipo de solução ou serviço.

6.  Foque em um público específico

Nós falamos sobre a persona na maioria dos nossos textos e não neste poderia ser diferente, já que o perfil do comprador ideal influencia todas as decisões estratégicas de seu negócio.

  • Que  tipo de conteúdo eu devo abordar?
  • Quais são as redes sociais nas quais a minha audiência busca informação?
  • Quais as necessidades desse público?
  • O que ele espera do meu produto?

7. Realize testes

Uma vez que você escolheu um nicho correspondente com sua habilidade, está na hora de testar se sua ideia tem potencial para conquistar o mercado. Para isso, você precisará criar um protótipo, ou MVP (Minimum Viable Product), que é uma versão inicial de seu produto e que te permitirá coletar dados de seus consumidores e validar sua ideia, sem muito esforço e gastando menos recursos.

Fonte: https://blog.hotmart.com/

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,