7 dicas para economizar na ceia de natal

Comemorar o Natal com a família pode sair mais caro neste ano. O que temos vista é um aumento nos preços da cesta básica. Com os itens da lista de compras de Natal o orçamento vai ficar apertado. Pensando nisso listei abaixo sete dicas para economizar na ceia de Natal.

1-Ceia colaborativa

O ideal é dividir os gastos. Uma opção é solicitar que cada convidado leve um prato ou uma sobremesa. Se você estiver muito ocupado (a) pode reunir uma vaquinha para encomendar a ceia em algum local perto de sua casa. Geralmente muitas panificadoras recebem encomendas.

2-Fazer uma lista antes de ir ao supermercado

Para você não exagerar nas compras faça uma lista antes de ir ao supermercado e compre somente o essencial.

3-Reutilize a decoração

Reuna os convidados para fazer uma única decoração para a festa. Decoração de festas passadas serão muito úteis neste momento. A decoração pode pesar no orçamento, então utilize os objetos dos anos anteriores.

4-Não deixe as compras para a última hora

Os preços dos produtos natalinos tendem a ficar mais caros quanto mais se aproxima da festividade. O ideal é comprar tudo com antecedência e correr atrás de promoções.

5-Estabeleça um orçamento

Defina com os convidados o limite de gasto para cada um. É essencial fazer esse cálculo para que tudo se ajuste e todos tenham uma ceia farta e gostoso sem pesar no bolso.

6-Compre produtos nacionais

A época de Natal é um momento de fartura. É possível notar nos supermercados a diferença de produtos e de preços também. Produtos importados tendem a ser mais caros. O ideal é que você saiba fazer essa troca sem gerar prejuizo na qualidade da ceia.

7-Pechinchar

Não compre todos os itens da sua lista em apenas um supermercado. A minha sugestão é que você confira as promoções em no mínimo três estabelecimentos e consiga economizar no final.

Texto | Késia Paos | @kesiapaos