7 dicas para fazer sucesso com colaboradores engajado

eldogomes.com.br
Siga-me

1. Manter o reconhecimento

Um dos grandes motivos para a falta de engajamento, é a falta de perspectiva de crescimento. Pode ter certeza de que os mais engajados e comprometidos, com o tempo cansarão da falta de reconhecimento, comemoração e perspectiva de crescimento.

2. Valorizar esforços

Acompanhar o desempenho, oferecer feedback periódico e propiciar desenvolvimento, é um dos grandes fatores para retenção e engajamento de talentos. Não importa a geração, não importa a área, perceber o acompanhamento de perto fará toda a diferença na vida de uma pessoa.

Assim como tem pessoas que se desligam de uma empresa por causa das pessoas e/ou líderes tóxicos, muitas pessoas optam em ficar nas empresas quando percebem esse tipo de envolvimento.

3. Fortalecer Valores

Vamos falar francamente? Precisamos parar de falar que cuidamos de pessoas e querer encaixotar todo mundo no mesmo padrão de necessidades e gostos. Muitas empresas olham para os seus colaboradores apenas como números ou meio para se obter o resultado final.

Crie uma cultura de empatia, dissemine valores como colaboração, companheirismo, integração entre áreas. Dessa forma o trabalho de todos passa a ser mais leve e pode ter certeza que será mais eficaz. Antes de achar que o seu colaborador não está mais rendendo como antes ou como deveria, esteja disposto para uma conversa aberta e uma escuta ativa.

4. Transparência

A transparência é um dos valores que permeiam toda e qualquer ação. Ambientes de trabalho baseados na transparência tendem a tornar as equipes mais responsáveis, felizes e criativas.

Para se construir um ambiente de trabalho com esse valor de transparência é preciso:

  • comunicação aberta e respeitosa;
  • locais de trabalho que propiciem o que é verdadeiro;
  • segurança para que os colaboradores possam expressar suas opiniões;
  • uma empresa que trabalhe de forma saudável a gestão de erros.

5. Feedbacks

O feedback é atualmente uma ferramenta extremamente valiosa dentro das organizações para aumentar o percentual de engajamento dos colaboradores. Por meio desse recurso é possível permitir que o outro saiba como está indo, além de ter a oportunidade de alinhamento de expectativas e de correção de falhas e debilidades.

Fornecer feedback é um dos mecanismos mais poderosos para desenvolver o profissional, bem como o de reconhecer quem já entrega além da expectativa.

6. Seja Realista

Algo que toda empresa precisa fazer, é alinhar expectativas com seus colaboradores.
Nem sempre é possível fazer o que o colaborador pede, seja observações que aparecem na pesquisa de clima ou oriundas de reuniões.

Quando essas solicitações não podem ser atendidas no momento, fale e explique o motivo de não poder ser feito. Pior do que não fazer é não explicar.

7. Defina Motivadores

O que realmente gera motivação em sua equipe? Seria um olhar míope acreditar que apenas salário é o que engaja. Claro que, se o que o colaborador ganha não dá nem para se manter mensalmente, você realmente não terá como engajar seu time. Pois nem a primeira base da hierarquia de necessidades foi cumprida.

Realize um levantamento para saber o que gera motivação nas pessoas, você pode criar vários benefícios que serão tão atrativos quanto aumento salarial. Ter mais tempo com a família, uma área de convivência, reconhecimento público, espaço para que as pessoas aprendam coisas novas, dentre outros.

Fonte: https://blog.nectarcrm.com.br/

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,