7 dicas para manter a concentração durante o home office

O impacto do coronavírus levou muitas empresas a autorizarem os funcionários a trabalharem remotamente em home office ou teletrabalho, como outros conhecem. Mas nem todos sabem como manter a produtividade nesse sistema e acabam se distraindo com outras tarefas ou pessoas no lar. Essa modalidade de trabalhar em casa pode ser desafiadora. Por isso resolvi reunir algumas dicas para te ajudar na quarentena.

1- Crie um ambiente fixo de trabalho dentro de casa

Tenha um cantinho dentro da casa que seja somente para trabalhar. Você deve escolher um ambiente mais silencioso e que poucas pessoas tenham acesso. Esse será o seu primeiro passo para concentração.

2-Defina seu horário de trabalho

Mesmo trabalhando em casa com jornada flexível é necessário cumprir a jornada estipulada pelo patrão. É necessário ter responsabilidade com prazos e evitar distrações dentro de casa. Mantenha o foco no trabalho e cumpra o horário que foi acordado.

3-Controle sua rotina

Tenha todas as tarefas a serem realizadas no dia bem definidas. Anote num papel de acordo com a prioridade de cada atividade. Evite anotar no celular para não se distrair com as notificações.

4-Retire as notificações do celular

Essa dica é importante, principalmente para quem usa o telefone durante o trabalho. Com o número alto de aplicativos que o smartphone tem muitos deles ao instalar pedem permissão para te enviar notificações. Durante o seu trabalho você precisa manter a concentração e essas notificações como vibrações, sinais luminosos ou sonoros podem atrapalhar sua produtividade.

5-Faça algumas pausas

Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo. É importante relaxar a mente para manter a concentração nas tarefas. Faça pequenas pausas de 2 a 3 minutos para tranquilizar os pensamentos com exercícios de respiração e meditação.

6-Tenha uma mesa de trabalho organizada

Assim como no escritório, em casa também é necessário manter a organização. A desorganização pode afetar na produtividade. Retire canecas sujas, jogue no lixo papeis que não vai usar e objetos que não façam parte da sua rotina.

7-Administre bem o seu tempo

Coloque prazos para realizar cada atividade. Estar online o tempo todo não é ser produtivo, pode te trazer dores de cabeça e atrapalhar seu tempo de lazer e descanso.

Texto| @kesiapaos| Késia Paos