7 dicas para pequenos empreendedores durante a crise do coronavírus

Durante a crise econômica os microempreendedores e donos de pequenas e médias empresas serão os mais afetados. Muitos comércios correm o risco de fecharem as portas. Atualmente muitos dos seus clientes estão em isolamento social, mas ainda precisam consumir o seu produto ou serviço. E como você tem que arcar com dívidas fixas como aluguel, água e luz o ideal é se adaptar ao ambiente. Nunca a palavra resiliência, capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar, fez tanto sentido. Essa é uma chance de crescer. Então fique atento as dicas que seguem.  

1-Planeje

Reveja as dívidas da sua empresa analise a melhor forma de quitá-las. Peça mais prazo para os seus fornecedores. Diminua as despesas do seu negócio. Faça um planejamento para os próximos meses.

2-Mantenha a calma

Evite tomar decisões no calor do momento. Prefira tomar uma decisão importante depois de ter analisado outras possibilidades e quando estiver calmo.

3-Ofereça melhores preços

Seja competitivo e ofereça melhores preços aos clientes. Em tempos difíceis essa pode ser uma boa estratégia.

4-Aproxime-se do seu cliente

Tenha uma relação boa com seu cliente. Conheça as pessoas para quem você vende. Eles são a razão do seu negócio existir. Críticas, elogios e sugestões podem aprimorar o seu negócio.

5-Organize a sua vida financeira

Tenha em mente que sua vida pessoal deve ser separada do seu negócio. O mesmo acontece com as finanças. Uma empresa com a saúde financeira em dias fica mais fácil para sobreviver em tempos difíceis.

6-Invista na comunicação

Quanto mais pessoas souberem do seu negócio, melhor. Então invista na comunicação da sua empresa. Em tempos de reclusão busque todas as alternativas possíveis para aparecer para o cliente. Divulgue sua empresa na Olx, Facebook, Instagram, WhatsApp e Google Meu Negócio. Aposte nos serviços de delivery como Ifood/UberEats, no caso de alimentos. Ou faça entregas pelos Correios.

7-Observe as oportunidades

O momento de crise é ideal para se reinventar. Observe o cenário ao seu redor. Busque oportunidades. Pense na necessidade dos seus clientes.

Texto|@kesiapaos| Késia Paos