7 Dicas para preservar o Vídeo Game e manter sua vida geek gamer

1. Faça a limpeza de maneira correta

Normalmente, os donos de consoles não fazem limpezas frequentes em seus equipamentos, até porque não é muito fácil identificar qual o momento certo de dedicar algum tempo do dia para se livrar de poeira e outras impurezas.

Entretanto, a limpeza deve ser feita com certa regularidade, pois o excesso de sujeira pode elevar a temperatura e deixar o aparelho mais barulhento e com rendimento menor.

2. Fique atento à temperatura

Assim como o excesso de poeira e resíduos, a temperatura alta também é um inimigo do videogame, porque em seu interior há uma série de componentes poderosos em um espaço muito pequeno.

Sendo assim, além da limpeza periódica, é fundamental que os jogadores adotem medidas preventivas no que diz respeito aos seus equipamentos, principalmente a partir do segundo ou terceiro ano de vida útil.

Para evitar maiores problemas, o ideal é trocar a pasta térmica sempre que perceber que as temperaturas estão mais altas do que de costume. Aproveite o momento para fazer também a limpeza, pois a desmontagem do aparelho deve ser evitada ao máximo.

3. Cuide do software

O software é um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento da máquina e, por isso, precisa receber atenção. Mas, em caso de problemas, é indicado fazer uma restauração do sistema para que ele possa remover os possíveis resíduos e erros de atualizações passadas que podem estar atrapalhando a sua performance.

Ainda, verifique o espaço disponível para armazenamento, uma vez que, alguns modelos, como o PS4, têm um desempenho inferior quando o disco rígido ultrapassa 90% de uso. Se possível, faça uma limpeza nos arquivos e utilizando uma unidade externa de armazenamento.

4. Armazene o videogame no modo indicado para cada modelo

A posição que você utiliza seu console também pode influenciar na sua conservação. O Xbox One, por exemplo, deve ser usado na vertical, para facilitar a leitura dos discos. Já o PS4 deve ficar na horizontal para não perder fluxo de ar pela direita.

De toda forma, algumas regras para conservar o videogame no que diz respeito à posição são básicas, como manter em local arejado, longe da umidade e sem usá-lo de apoio para nenhum outro objeto.

5. Não se esqueça de cuidar dos controles

Os controles são essenciais para o jogo, logo, merecem a mesma atenção que o próprio console. Com tecnologia mais eficiente e funcional, os joysticks são caros e difíceis de serem substituídos.

Para evitar contratempos com os controles, guarde sempre em local seguro, sem risco de queda ou qualquer acidente (como derramar água). Também não se esqueça de retirar as pilhas e, no caso dos joysticks a bateria, deixa-a carregada por completo para evitar o desgaste químico.

6. Não deixe o videogame exposto ao sol

Sabemos que o sol, com moderação, é benéfico para o corpo humano, mas o mesmo não é válido quando o assunto é videogame. Isso porque, a incidência dos raios solares sobre o aparelho gerará um calor adicional que não combina com eletrônicos. Além disso, se for de alta intensidade, pode entortar as partes plásticas e até acabar em superaquecimento do processador.

Para evitar esse problema, evite deixar seu console sob exposição direta do sol. Caso for transportar, utilize algo para envolvê-lo, assim, além do calor, não haverá impacto das vibrações. Não se esqueça de tirar as pilhas dos controles para evitar que descarregam com o aquecimento.

7. Tome cuidado com quedas e vibrações

Essa dica vai especialmente para aqueles que gostam de levar seu console para todos os lugares. Para conservar o videogame em condições ideais e ainda transportá-lo é preciso ter atenção redobrada, pois impactos e vibrações muito intensas causam sérios danos à sua estrutura.

As vibrações precisam ser evitadas, já que os chips que compõe o aparelho com centenas de micro contatos são soldados, mas podem fraturar em caso de tremor ou impacto intenso. Já uma queda de apenas meio metro, em uma superfície dura, pode ser fatal, por isso, atenção!

Via: zoom

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.