Últimas Notícias

7 documentos digitais que facilitam a vida dos cidadãos

A tranformação digital também chegou aos documentos. Muitos documentos de papel estão sendo substituidos por aplicativos ou sendo digitalizados para facilitar a vida dos brasileiros.

1-CNH digital

Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) já pode ser emitida pelo celular. Quem tem a CNH emitida a partir de maio de 2017 e tenha um QR Code na parte interna do documento pode utilizar o documento pelo celular baixando o aplicativo. Para validar o documento é necessário fazer uma comprovação digital no próprio app. Os condutores que não tenham o QR Code atrás da CNH pode solitcitar junto ao Detran do seu estado e pagar uma taxa para atualizar a CNH e solictar o documento Digital pelo celular.

2-CRLV digital

O Departamento de Trânsito de diversos estados brasileiros já está emitindo o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e).

3-Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

4-e-Título

O e-Título, aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor, permitirá ao eleitor o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: acesso à via digital desse documento, consultar o número do título e local de votação, emitir certidão de quitação eleitoral e emitir certidão de crimes eleitorais.

5-CPF Digital

Aplicativo da Receita Federal do Brasil destinado às Pessoas Físicas. Nessa versão do APP Pessoa Física estão disponíveis os seguintes serviços: Serviços do CPF: – Consulta informações cadastrais sobre o CPF; – Geração do comprovante de inscrição (cartão) CPF; – Inscrição CPF – 1ª via (1); – Regularização de CPF suspensos (1); – Perguntas e Respostas sobre o CPF (1); Entre outras modalidades para CNPJ.

6-e-Identidade

O aplicativo e-Identidade traz para o cidadão a primeira Carteira de Identidade em meio eletrônico do Brasil. A sua Carteira de Identidade em meio digital tem o mesmo valor legal que o seu documento físico em todo território nacional. No app e-Identidade constarão todas as informações constantes da Carteira de Identidade em meio físico, como CPF, DNI, Título de Eleitor, CTPS, NIS/PIS/PASEP, Certidão Militar, Identidade Profissional, CNS e CNH.

7-Certificado Internacional de Vacinação: emissão digital

Está mais fácil obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), o famoso cartão amarelo emitido pela Anvisa. Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente digital.

Texto|@kesiapaos| Késia Paos