7 formas de se manter equilibrado em tempos de Coronavírus

Por @Giorgia Barreto

Einstein, um dos maiores gênios que já existiu, sempre afirmava que era no meio da dificuldade encontramos a oportunidade. Para ele, a crise era uma benção, pois nos desafiava… estimulando nossa criatividade e nos encorajando ao progresso.

Grandes invenções, descobrimentos e as estratégias nasceram das grandes crises. Sem ela não há desafios, e sem desafios não há progresso. Crises e desafios sempre estiveram presente na história da humanidade, seja de forma individual ou coletiva. Sendo assim, não há como evitá-las. Mas… como podemos enfrentá-las e superá-las de uma forma produtiva e equilibrada?

:: Desabafo | Assim como você, também estou preocupada e com o coração apertado por causa do CoronaVírus e os impactos que causará em nossas vidas e no mundo. Nos primeiros dias, confesso… entrei em pânico como todos vocês, mas a gente sabe que o pânico, a preocupação e o desespero não ajudam em nada, muito pelo contrário… só pioram a situação. 

Fiz uma lista com 7 coisas para fazer para manter-se equilibrado:

  1. Medite! Aquiete sua mente agitada e (Re)conecte-se a si mesmo e ao seu EU SUPERIOR…Aproveite essa oportunidade única para ouvir os anseios de sua alma. Fique quieto, escute-se, ouça a voz do seu coração e busque na simplicidade da sua energia e em toda a sabedoria da sua alma, formas de se reinventar.
  2. Alimente-se bem… nutra seu corpo e sua alma de bons alimentos. Tome mais vitamina C. 
  3. Examine o seu projeto de vida – Onde eles te levarão? – a que propósitos servem? – Estão alinhados com os valores universais de justiça, equilíbrio, harmonia, reciprocidade… Como você e seus projetos podem contribuir com o seu autodesenvolvimento e ao mesmo tempo para o desenvolvimento dos outros e do mundo?
  4. Cante… dance… dê boas gargalhadas… leia aquela livro que te espera a muito tempo na estante… faça algo diferente… relaxe!
  5. Mantenha o foco e a atenção apenas no que te traz luz e aprendizado. Assista menos aos noticiários e combata especulações que alimentem polêmicas. Filtre e cultive apenas os aspectos positivos sobre pessoas, fatos e coisas.
  6. Acorde cedo para ver o sol nascer, ou contemple a sua partida. Sinta os seus raios aquecerem o seu corpo … sua alma e o seu coração. Energize-se!
  7. Organize sua rotina! Acorde sempre no mesmo horário, trabalhe, estude, durma. A rotina nos ajuda a amenizar os impactos psicológicos do isolamento.

Sei que algumas dessas dicas podem ser um desafio para você, também estão sendo para mim, mas como diria Einstein… A superação desses desafios nos fortalece e nos faz crescer e progredir. O desafio está lançado!!!

Por @Giorgia Barreto 
| Terapeuta Integrativa e Psicanalista.
| Leia outros artigo na #ColunaGiorgiaBarreto