7 formas de você ajudar na economia do Brasil no período de quarentena

Uma das principais preocupações dos governantes neste momento é a economia. Após muitos anúncios na imprensa foi destacado que muitas pessoas vão ficar sem empregos e boa parte dos trabalhadores informais dependem inteiramente da renda que alcança pela venda de seus produtos ou serviços no mês de trabalho. E que tal você dar uma força na economia local neste momento?

1-Compre de comerciantes pequenos e locais

Apoie o pequeno, médio e microempreendedor. Prefira comprar produtos do mercadinho ou padaria próximo da sua casa.

2-Compre produtos feitos na sua região

Quando estiver selecionando os itens no mercado prefira produtos fabricados no Brasil.

3-Explore novos comércios locais

Comece a experimentar e comprar produtos de pessoas que você conhece. Pode ser comprando um ovo de páscoa que a sua vizinha faz, pedindo uma marmita do zezinho da esquina ou ligue para uma pizzaria diferente.

4-Faça permuta

Se você também está sendo afetado ou não tem como ajudar financeiramente o ideal é que se ofereça para ajudar algum comerciante que você conhece e fazer trocas com ele. Talvez você esteja em casa ocioso e o seu trabalho seja muito valioso para determinados tipos de comércios. Vale a pena contribuir!

5-Colabore com prestadores de serviço

Se você tem uma diarista que te presta um serviço mensal ou quinzenal e não consegue fazê-lo agora, por conta das restrições de isolamento, combine um pagamento antecipado e quando a situação estiver regularizada.

6-Tenha conta em bancos locais

Bancos pequenos investem diretamente na sua comunidade. E tendem a ser mais flexíveis com empréstimos para empresas pequenas e locais.

7-Divulgue um comércio que você tem afinidade

Fale para outras pessoas de um produto que você gostou e ajude na divulgação. Indique um prestador de serviço.

O papel da comunidade é extremamente importante neste momento. Faça a sua parte!

Texto|@kesiapaos| Késia Paos