
Uma das principais preocupações dos governantes neste momento é a economia. Após muitos anúncios na imprensa foi destacado que muitas pessoas vão ficar sem empregos e boa parte dos trabalhadores informais dependem inteiramente da renda que alcança pela venda de seus produtos ou serviços no mês de trabalho. E que tal você dar uma força na economia local neste momento?
1-Compre de comerciantes pequenos e locais
Apoie o pequeno, médio e microempreendedor. Prefira comprar produtos do mercadinho ou padaria próximo da sua casa.
2-Compre produtos feitos na sua região
Quando estiver selecionando os itens no mercado prefira produtos fabricados no Brasil.
3-Explore novos comércios locais
Comece a experimentar e comprar produtos de pessoas que você conhece. Pode ser comprando um ovo de páscoa que a sua vizinha faz, pedindo uma marmita do zezinho da esquina ou ligue para uma pizzaria diferente.
4-Faça permuta
Se você também está sendo afetado ou não tem como ajudar financeiramente o ideal é que se ofereça para ajudar algum comerciante que você conhece e fazer trocas com ele. Talvez você esteja em casa ocioso e o seu trabalho seja muito valioso para determinados tipos de comércios. Vale a pena contribuir!
5-Colabore com prestadores de serviço
Se você tem uma diarista que te presta um serviço mensal ou quinzenal e não consegue fazê-lo agora, por conta das restrições de isolamento, combine um pagamento antecipado e quando a situação estiver regularizada.
6-Tenha conta em bancos locais
Bancos pequenos investem diretamente na sua comunidade. E tendem a ser mais flexíveis com empréstimos para empresas pequenas e locais.
7-Divulgue um comércio que você tem afinidade
Fale para outras pessoas de um produto que você gostou e ajude na divulgação. Indique um prestador de serviço.
O papel da comunidade é extremamente importante neste momento. Faça a sua parte!
Texto|@kesiapaos| Késia Paos