7 Lugares para visitar em Ubajara no Ceará

Dalila Lima | Te Contei do Ceará
Últimos posts por Dalila Lima | Te Contei do Ceará (exibir todos)

#TeConteiDoCeará | dicas do Ceará de uma cearense arretada!

Ubajara é um ícone do turismo cearense. Ela está localizada a 300 km de Fortaleza, na Serra da Ibiapaba. O clima é ameno e pode variar entre 17°C e 28°C, tudo isso porque a cidade fica a quase 900 metros acima do nível do mar.

Fica ligadinho que vou te contar 7 lugares para conhecer nesse lugar.

1 | Parque Nacional de Ubajara

O parque é um verdadeiro oásis, rico em fauna e flora. O local também conta com trilhas, cachoeiras e a famosa Gruta de Ubajara. O teleférico é o responsável por levar os turistas até ela. O percurso leva em média 3 minutos, onde é possível contemplar uma vista espetacular e de tirar o fôlego. Mas, pra quem ama aventura, é possível acessar a Gruta por meio de uma trilha de 7 quilômetros, com duração de mais ou menos 4 horas de caminhada.

2 | Santuário da Mãe Rainha 

Localizada na saída de Ubajara para São Benedito, a pequena Capela em estilo europeu atrai os olhares de quem passa por ali. Cercada por um lindo jardim com plantas típicas da região, ela está sob os cuidados da Diocese de Tianguá. Este local é bastante escolhido para a realização de casamentos e ensaios fotográficos.

3 | Cachoeira do Boi Morto

O banho atrai diversos turistas durante todo o ano, um local de encontro entre os próprios moradores e dos visitantes. A intensidade das águas depende da época do ano.

4 | Neblina Park Hotel

O hotel está localizado a 300 metros do Parque Nacional de Ubajara e oferece diversas atrações. Para quem tem curiosidade de como é feita a famosa rapadura, é possível ver uma produção no próprio engenho do local, assim como o caldo de cana, além de um pesque pague, tirolesa e lago particular. Porém, isso só é viável nos fins de semana.

5 | Casa da Montanha

Um local em dois estilos diferentes, com uma decoração toda em estilo colonial, mas, em partes europeu. Local perfeito para quem ama estar em contato total com a natureza. Os chalés ficam em meio à mata nativa, vista panorâmica e lareira. Devido estar totalmente no meio da mata, o clima do local sempre fica 3°C abaixo do normal da região. A pousada só oferece um farto café da manhã.

6 | Arrocha Park

Se existe uma coisa que o cearense tem de sobra é “criatividade” e este local “encabula” até no nome das atrações, pois, estas recebem o verdadeiro cearensês: quadra de racha unha, passeio de soca-soca (carro de boi), trenzinho dos pirralhos, praça da muvuca, mini buggy voador, tirolesa cabulosa e trilha pai d’égua. Este local está localizado a 1 km do parque de exposições de Ubajara. Ficou curioso? Então pega o beco no rumo de cá.

7 | Swart Rosas

A Swart Rosas é uma das maiores produtoras de rosas híbridas do país. Em uma proposta inovadora e sustentável, abriu as portas para os turistas conhecerem um pouco do passo a passo de uma produção: desde a área de teste, manejo e corte das flores e ainda ações.

Dalila Lima | Te Contei do Ceará

Por @JornalistaDalilaLima | Colunista no 🌍 Te Contei do Ceará e Fotógrafa no Araticum/CE