7 lugares para visitar em Viçosa do Ceará

Dalila Lima | Te Contei do Ceará
Últimos posts por Dalila Lima | Te Contei do Ceará (exibir todos)

#TeConteiDoCeará | dicas do Ceará de uma cearense arretada!

Viçosa do Ceará mais conhecida como “Rainha da Ibiapaba” ou “Suíça Cearense”. Foi a primeira cidade criada na serra da Ibiapaba. Muitos dizem que a cidade é uma “região de todos os biomas”. A cidade reúne história e natureza em um único lugar. Terra de figuras ilustres como Clóvis Beviláqua; General Tibúrcio, herói da Pátria na Guerra do Paraguai, e Felipe Camarão que lutou pela estruturação política do Brasil. A rainha da Ibiapaba também é considerada Patrimônio Nacional pelo Iphan.

Fica ligadinho que vou te contar 7 lugares para conhecer nesse lugar.

1 | Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção

A construção da Igreja, foi um dos marcos mais importantes da história de Viçosa do Ceará. Os mais antigos contam, que por baixo da igreja existem tuneis subterrâneos nos quais dão acesso a várias casas antigas da cidade. Esses tuneis eram usados pelos jesuítas para escaparem dos ataques indígenas.

2 | Igreja do Céu

Foi construída pelo Monsenhor José Carneiro da Cunha, e inaugurada em 1938. Sendo dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, foi batizada pelo bispo de Sobral Dom José Tupinambá da Frota. O Cristo Redentor no alto da torre foi esculpido em 1939 pelo italiano Agostinho Osório Baomés. Para chegar até a Igreja, o turista pode optar por uma das duas opções, ou seja, pelos 334 degraus passando pelas margens das estações das 14 vias sacras, nas quais representam o martírio de Jesus Cristo, de carro pela estrada asfaltada.

3 | Casa dos Licores

Um dos pontos turísticos mais conhecidos na cidade. O local tem mais de 56 anos de tradição e é mantido pela família Carneiro. É uma para obrigatória em Viçosa do Ceará. Começou com o pai seu Alfredo, hoje já falecido. Sua filha Tereza é quem assumi atualmente. São 72 licores e 46 sabores de geleias, tudo artesanal para experimentarem à vontade.

4 | Pedra do Machado

É um mirante de pedra, que se assemelha a uma rampa de voo livre e que se estende até o vazio. A paisagem é de tirar o folego. Alguns corajosos, se arriscam caminhar até a ponta da pedra.

5 | Paraqueira In Natura

A casa feita de troncos de carnaúba, fechamentos e forrada com talos de babaçu, palmeiras da região, pedras e vidros. Foi construída numa área de 33 hectares de mata, com 7 cachoeiras e em uma altura de 700 metros. O responsável por essa construção, foi o arquiteto Gerson Castelo Branco.

6 | Barragem Santo Antônio do Buriti

Nos últimos tempos ganhou bastante destaque e, vem sendo um dos pontos mais visitados. Trata-se de uma barragem de águas verdes, que encanta os olhos dos turistas. O local fica a 17 km da sede da cidade, na zona rural na localidade de Santo Antônio do Buriti.

7 | Pedra do Itaguruçu

Uma pedra com uma cobertura natural. A água jorra através de uma bifurcação, formando um poço de água cristalina.

Dalila Lima | Te Contei do Ceará

Por @JornalistaDalilaLima | Colunista no 🌍 Te Contei do Ceará e Fotógrafa no Araticum/CE