A cúrcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente.

Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

Ainda não se convenceu a começar a ingerir essa iguaria milenar? Confira sete razões para fazer isso agora mesmo:

7 razões para aderir a cúrcuma na alimentação saudável

1| Melhora a rinite alérgica

É comprovado cientificamente que tomar cúrcuma durante dois meses reduz significativamente os sintomas nasais como espirros, coriza, coceira e congestão.

2| Previne o AVC

A cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

3| Faz bem para o coração

O açafrão evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

4|  Faz bem para a digestão

O açafrão tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica. Ela pode ser administrada em jejum e contribuir nesses quadros. Também possui propriedade antibacteriana e protege o intestino da formação de bactérias que promovem infecções, além de inibir o crescimento da H.pylori, uma das causadoras da gastrite.

5|  Diminui o risco de câncer

Embora as pesquisas estejam em seus estágios iniciais, a capacidade da cúrcuma prevenir ou tratar o câncer é relevante. Um estudo, realizado com voluntários com predisposição à doença, revelou que a curcumina pode, sim, evitar que a doença se desenvolva.

6| Alivia sintomas de depressão

Um suplemento de curcumina diariamente combinado comum antidepressivo, melhora moderadamente os sintomas da depressão, segundo o sítio estrangeiro Nueva Mujer.

7| Evita o envelhecimento precoce

Muitos estudos indicam que essas propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides (crocina e safranal) com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Instagram.
Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Verifique outros detalhes direto nas redes sociais

*** Foto: Pexels
**** A ordem da lista é aleatória e não há nenhuma classificação.