7 recursos tecnológicos que ajudam a combater a pandemia

Pesquisadores, empresas e governos têm se empenhado em desenvolver tecnologias inovadoras para combater o avanço da pandemia do coronavírus. O que se pode observar é que a transformação digital pode auxiliar de muitas formas. Conheça!

1-Robôs para atender pacientes de coronavírus

Alguns hospitais na China já testam robôs feitos pela empresa de tecnologia CloudMinds para atender pacientes de coronavírus. Os rôbos entregam alimentos e medicamentos a pacientes, realizam tarefas médicas e ainda contribuem na limpeza das alas isoladas.

2-Aplicativo de controle social

Uma empresa de pagamentos chinesa criou o aplicativo Alipay Health Code. O software é abastecido com informações do sistema de saúde. Com ele é possível cruzar a geolocalização das pessoas infectadas com a lista de contatos.

3-Câmeras com sensores de temperatura corporal

Câmeras com super tecnologias foram desenvolvidas pela Hanwang Technology. Os equipamentos atuam no cuidado da população em quarentena e permite a leitura de registros de forma remota. As câmeras têm sensores de temperatura corporal e armazenam informaçõs dos infectados como nome e temperatura acima de 38 graus.

4-Cápsula de transporte para pacientes infectados com coronavírus

A empresa XE Ingeniería Médica criou uma cápsula para transportar os pacientes infectados com coronavírus a fim de contato com as equipes de emergência e profissionais de saúde. Acápsula também evita a transmissão de qualquer outra doença infecciosa.

5-Drone é usado para levar suprimentos a áreas isoladas

A empresa eHang criou um drone capaz de transportar medicamentos a áreas isoladas. O drone tem capacidade para transportar até 140 kg por até 31 km .

6-Impressão 3D de equipamentos hospitalares

Engenheiros italianos criaram peças de respiradores com impressão 3D para ajudar pacientes infectados com Covid-19.

7-Consultas remotas

Senado Federal aprova projeto que permite consulta médica virtual durante pandemia. O texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Pelo projeto, a telemedicina terá caráter emergencial, em qualquer área da saúde.

Texto|@kesiapaos | Késia Paos