7 vantagens de usar uma VPN no Brasil

Você sabe o que é VPN? Aqui, você vai saber mais sobre este recurso essencial para sua segurança digital e sua privacidade online.

Usar uma boa VPN é fundamental se você leva a sério a proteção dos seus dados. E nós separamos sete boas razões para qualquer internauta do Brasil usar uma VPN.

O que é VPN?

Sigla para Virtual Private Network (ou “rede privada virtual”), VPN é um recurso que, em termos simples, faz a criptografia do fluxo de dados da sua conexão com a internet.

A VPN cria um “túnel” pelo qual seus dados e atividades online realizadas entre seu dispositivo e a internet como um todo passam com mais segurança, tornando sua conexão confiável e garante mais privacidade para suas ações na rede mundial de computadores.

Há muitos motivos para você usar uma boa VPN. Aqui, nós separamos sete razões que merecem destaque.

  1. O Brasil é um país com alta vulnerabilidade digital

Em termos de segurança cibernética, o Brasil possui imensas brechas e um enorme déficit em relação à segurança das conexões – domésticas, empresariais e até governamentais.

Então, o ambiente digital brasileiro não é seguro. É claro que as ameaças digitais são globais, mas o cenário do país é preocupante.

Como a maioria das vulnerabilidades digitais depende de ações e erros humanos, o alto índice de ataque e comprometimento de dispositivos no Brasil indica uma baixa compreensão sobre questões fundamentais de segurança digital por parte de uma parcela considerável da população com acesso à internet.

  1. Seus dados definitivamente não estão seguros

É importante ressaltar o quanto os comportamentos individuais dos usuários são essenciais para reduzir o nível de exposição às ameaças digitais. Mas a realidade é bem mais complexa: os dados dos brasileiros não estão seguros nem mesmo em bancos de dados do governo.

No ano passado, hackers invadiram sistemas do STJ (o Superior Tribunal de Justiça), comprometendo informações sigilosas de milhões de brasileiros. E este não foi o primeiro nem o último grande ataque do tipo.

Então, suas informações não podem depender apenas da segurança das redes ao seu redor.

  1. Você precisa de uma criptografia ainda melhor

A criptografia usada pelas ferramentas VPN mais sofisticadas é superior à criptografia padrão usada pela sua conexão.

Uma criptografia mais robusta representa mais proteção para sua conexão e mais privacidade para seus dados e ações online, evitando que seu fluxo de informações seja comprometido e monitorado por terceiros.

Pense na criptografia como uma “blindagem” para os dados que você envia e recebe através da sua conexão: quanto mais forte ela for, melhor será essa defesa.

  1. Esconder seu endereço IP é uma ótima ideia

Seu endereço IP (sigla para Internet Protocol, ou “protocolo de internet”) é fundamental para sua identificação na internet como um todo. É a sua “impressão digital” virtual.

A exposição do seu IP pode ser um grande risco para sua privacidade e a integridade da sua conexão.

Com uma conexão de VPN profissional, você pode não só ocultar seu endereço IP real como também tem a possibilidade de alterar seu IP para servidores ao redor do mundo. 

Além de garantir mais segurança e privacidade, isto permite burlar mecanismos de restrição geográfica e consumir conteúdos que podem estar restritos ou indisponíveis para a sua localidade, região ou país.

  1. Mais tranquilidade ao usar redes públicas de Wi-Fi

Muitas vezes, usar redes públicas de Wi-Fi é uma ótima solução. Afinal, você já deve ter ficado sem pacote de dados no seu celular, por exemplo, justo quando precisava usar um aplicativo, serviço ou simplesmente mandar uma mensagem.

Disponíveis em shoppings, parques, cafés, restaurantes, bares, aeroportos, rodovias e vários outros lugares, elas já são parte da maneira como nós nos conectamos à internet.

Mas estas redes são mais vulneráveis e te expõem a mais perigos. Então, contar com uma VPN ajuda a manter sua segurança mesmo que você precise usar uma destas redes.

  1. Proteção adicional contra malware

Uma conexão VPN também diminui os riscos de ter seus dispositivos e redes invadidos e prejudicados por malware.

Há uma série de brechas exploradas por criminosos para aplicar golpes e invadir dispositivos, sistemas e até redes inteiras (como ataques de phishing, por exemplo). Ao usar uma VPN, você fica muito menos vulnerável em relação a estas ameaças.

  1. Sua conexão fica melhor

Outra vantagem de se usar uma VPN é perceber a melhoria da sua conexão com a internet.

Muitos provedores de internet diminuem a velocidade da sua conexão propositalmente. Eles fazem isto para “agilizar” suas redes, o que prejudica o desempenho da sua internet, causando mais lag, delay e atrasos em geral – o que afeta serviços de streaming, por exemplo.

Ao usar uma conexão VPN, seu IP pode ser alterado, o que impede este mecanismo por parte do seu provedor de internet e mantém a qualidade e a velocidade da sua rede.

Foto: reprodução via pexels

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br