8º Fórum Mundial da Água quer restaurar mananciais de Brasília

Para recuperar e proteger mananciais de Brasília, os representantes do 8º Fórum Mundial da Água plantarão uma muda de árvore, de arbusto ou de gramínea a cada 5 euros doados ao evento, que ocorrerá na cidade de 18 a 23 de março.

Todo o valor arrecadado será usado para a compra de sementes da Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros (Cerrado de Pé).

Elas serão plantadas em tubetes durante o fórum e levadas para o projeto Pede Planta, em que alunos de escolas particulares de Brasília cuidam de espécies vegetais em viveiros.

Lá, elas serão preparadas até virarem mudas e estarem prontas para o plantio na época de chuvas, em setembro e outubro de 2018.

Depois disso, as espécies vão ser levadas para propriedades rurais que participam do programa Produtor de Água do Pipiripau. As áreas ainda não foram definidas.

Para poder receber o plantio, os produtores devem se comprometer a zelar pelas mudas, a permitir vistorias e a fornecer informações sobre o andamento das restaurações dos mananciais que passam pelas propriedades.

Os dados serão inseridos em uma plataforma on-line chamada Sistema de Informação de Restauração. Por ela, os doadores poderão acompanhar o sucesso dos plantios na restauração ecológica.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a estimativa é que sejam plantadas de 3 mil a 7 mil sementes. Como é natural que nem todas germinem, não é possível determinar quantas mudas vão para as áreas de restauração.

Há duas maneiras de doar para o plantio das mudas

Interessados em doar mudas têm duas opções: a primeira é on-line, no momento da inscrição no fórum pelo site; e a segunda, no evento.

Dois espaços com nome de Brasília serão montados. Um na área de exposição do Centro de Convenções e o outro na Vila Cidadã, dentro do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Neles, haverá estandes da Adasa para atender interessados, que poderão fazer a doação e colocar as sementes nos tubetes.

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA EM BRASÍLIA DEVE ATRAIR PÚBLICO DE 40 MIL PESSOAS

Para o terceiro lote, a venda será de 1º a 23 de março. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou por boleto bancário.

Sobre eldogomes.com.br 7247 Artigos
Por @EldoGomes | Jornalista e YouTuber.