Desde o início de abril, o Turismo em Ação tem percorrido o Distrito Federal para revelar atrativos de cada região administrativa e impulsionar a geração de emprego e renda, a partir de ações e qualificações. E em sua terceira edição, o programa itinerante promovido pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) entregou à população do Gama um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), feito especialmente para apresentar as belezas e vocações turísticas da segunda cidade mais antiga do DF.
O funcionamento do CAT Gama deu início a série de agendas públicas e visitas técnicas realizadas pela equipe da Setur-DF. Localizado na Administração Regional da cidade, o espaço seguirá os padrões dos outros CATs existentes na capital, com atendimento em todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h. Também será reservado um local para exposição e venda de produtos feitos por artesãos locais. Duas servidoras da administração receberam treinamento para orientar, moradores e visitantes, quanto à história, pontos turísticos e dicas de como melhor aproveitar a cidade.
A abertura do CAT e a elaboração de uma rota específica com atrações do Gama são caminhos que se abrem para o fomento ao turismo interno e a experiências de pertencimento das riquezas históricas e culturais. “No programa Turismo em Ação, revelamos não só os atrativos, mas a capacidade de geração de emprego que esse setor tem na cidade. Quando nós assumimos essa gestão, tínhamos equipamentos fechados há mais de três anos em muitos lugares. Os nossos Centros de Atendimento ao Turista, por exemplo, estavam abandonados. E estamos falando da capital do nosso país, que tanto amamos. Portanto, diuturnamente, eu tenho convidado todos os brasileiros a conhecerem a sua capital. É o novo olhar do turismo que o nosso governo tem, como nenhum outro”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
Foto: Divulgação/Setur