Agenda Cultural: Exposição de Bonecas Russas vai até 23 de abril

Por Jaqueline Mendes

Hoje temos uma dica de cultura pra lá de especial.  No ultimo sábado (18), participamos da abertura da Exposição de Bonecas Russas, que está aberta ao público na Praça Central do Taguatinga Shopping, até o dia 23.

Criadas há 120 anos, diversos contos e lendas cercam a história das matrioshkas, cujo nome é o diminutivo do feminino matryona (matrona). Popular entre camponeses na Rússia antiga e proveniente da raiz latina, mater, ou mãe, simbolizam a maternidade e a fertilidade. “Este projeto foi feito para apresentar a cultura russa no Brasil e na América Latina. A matrioshka é a representação da família e da felicidade”, define a representante do grupo Bonecas Russas, Tatiana Orlova.

O público poderá tirar fotos e se divertir com as oito bonecas gigantes. Cada uma mede 2,60 m de altura, sendo elas: Boneca Sonho, Boneca Primavera, Boneca Morango, Boneca Sibéria, Boneca Tradicional, Boneca Santa, Boneca Presépio e Boneca Pássaro da Felecidade. Elas pesam cerca de 80 kg cada uma e foram todas produzidas no Brasil, com a criação de diferentes artistas. São eles: Vagner da Silva, Elisa Vieira Queiroz, Simone Michielin, Thuany Kohlbach, Albertina Prates e Maramgoní. O processo de pintura de cada uma levou entre 180 horas e 240 horas. Em seguida, todas passaram por uma cobertura de verniz, para melhor conservação das peças, levando até 72 horas para secar.

Souvenirs

Para os admiradores das matrioshkas, uma linda loja de souvenirs no formato da boneca estará à disposição do público com peças exclusivas, vindas diretamente do país. “As verdadeirasmatrioshkas que vendemos são feitas na Rússia, em processo artesanal. São peças únicas, sendo que algumas levam até seis meses para ficarem prontas”, conta Tatiana.

Concurso

A criançada também tem espaço garantido na Exposição de Bonecas Russas. Os pequenos poderão se divertir e soltar a imaginação para colorir desenhos de matrioshkas, concorrendo com sua criação num concurso de pintura. Dividido em três categorias, divididas por idades (0 a 6 anos; 7 a 10 anos; 11 a 14 anos), o torneio selecionará os melhores desenhos e premiará os ganhadores com lindas bonecas. O concurso cultural é realizado pela empresa Bonecas Russas e Artesanato, no período de participação será até 21 de abril, e a divulgação será no dia 23 de abril.

Contação de Histórias

Todos os sábados do mês de abril, às 18h, Nyedja Gennari contará divertidas histórias das matrioshkas. A atividade é gratuita.

 

 

SERVIÇO:

Exposição Bonecas Russas

Data: Até  março a 23 de abril de 2017

Horário: de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h

Local: Praça Central – 1º Piso

Acesso: Livre.

Fotos: Telmo Ximenes

 

 

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,