Agenda de Brasília terá 10º Salão do Artesanato em abril

Um dos maiores eventos de artesanato do país terá 19 estados participando, oficinas, shows e gastronomia típica. Entrada franca

Brasília recebe a 10ª edição do Salão do Artesanato, que acontece entre os dias 04 a 08 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília. O evento é a maior vitrine do artesanato brasileiro. Reúne obras de aproximadamente 1,5 mil profissionais de 19 unidades federativas brasileiras, incluindo o DF. É gratuito e acontece das 16h às 22h de quarta a sexta-feira, e das 11h às 22h no sábado e domingo. Para realizar essa grande festa, o Salão do Artesanato tem o apoio e participação do Programa do Artesanato Brasileiro-PAB, vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Secretaria de Turismo do GDF, do Governo do Estado do Ceará e patrocínio cultural do BRB.

Para os cinco dias de feira, a expectativa é de que 80 mil pessoas visitem o local. Além de estandes de arte com opções em madeira, cerâmicas, tecidos, argila, e outros produtos artesanais, o público também poderá desfrutar da boa gastronomia, shows de dança e músicas regionais. “Reunimos em um só lugar aspectos importantes de outros estados, trazendo para o público a oportunidade de conhecer, por meio de manifestações artísticas, mais sobre diversas regiões do país”, diz Rômulo Mendonça o diretor da Rome Eventos, empresa organizadora do Salão.

Nesta edição, o Salão, em parceria com a ABRASEL e SEBRAE-DF, promovem o “Brasil na Panela – Sabores do Cerrado”, uma área voltada para a gastronomia típica. Um projeto de valorização de ingredientes do cerrado. A atração é uma novidade, que neste ano, irá trazer chefs que apostam em iguarias da região como garantia de sabores diferenciados e receitas exclusivas.

Todo ano um estado é homenageado e neste, quem ganha destaque é o Ceará, que terá um espaço de 155m² para apresentar seu artesanato, gastronomia com comidas típicas e degustação, turismo e cultura. O estande apresentará o legítimo artesanato cearense, com a exposição de produtos nas tipologias: areia colorida, argila, couro, fibra vegetal, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, bordado, filé, tecelagem), madeira, papel e metal. Seis mestres artesãos vão criar artigos de artesanato ao vivo, comercializando diretamente seus produtos.

Pirenópolis-GO também terá um espaço especial nesta edição com a participação de joalheiros de prata e uma exposição de trabalhos das Oficinas de Salvaguarda realizadas no segundo semestre de 2017 em parceria com o Iphan – que transmitiu aos alunos da rede pública de ensino, conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis – umas das mais tradicionais festividades religiosas do país -, que completa 200 anos neste ano.

Minas Gerais, um dos estados participantes será representado por municípios como Santa Cruz de Minas, Turmalina, Ouro Preto e distritos como Cachoeira do Campo e Glaura.  Tipologias como fios e tecidos, cerâmica, ferro, madeira e papel representarão o artesanato mineiro na capital brasileira. Haverá participação do artesão da terceira geração da família do mestre artesão GTO, Alex Teles. Ele ficará esculpindo nos espaços dos mestres durante o evento.

Confira a programação cultural:

04 de abril – quarta-feira

16h – Solenidade Oficial de Abertura

16h às 20h – Oficinas de artesanato

Das 19h às 20h30 – Show na área de Gastronomia –  Dani Machado

21h – Show com o humorista Adamastor Pitaco

 

05 de abril – quinta-feira

16h às 20h – Oficinas de artesanato

Das 19h às 20h30 – Show na área de Gastronomia – Fellipe Rodrigues

21h – Show com Goya e Bisol

 

06 de abril – sexta-feira

16h às 20h – Oficinas de artesanato

Das 19h às 20h30 – Show na área de Gastronomia – Vicky Brito

21h – Show com Renato Teixeira

 

07 de abril – sábado

12h às 20h – Oficinas de artesanato

16h às 18h – Show na área de Gastronomia – Banda Phoenix

21h – Show com Enzo e Raphael

 

08 de abril – domingo

12h às 20h – Oficinas de artesanato

Dica!

10º SALÃO DO ARTESANATO

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Horários: Quarta à sexta: das 16h às 22h / Sábado e domingo: das 11h às 22h

Entrada gratuita

Informações: www.salaodoartesanato.com.brwww.rome.com.br

Tel: (61) 3345-0011

Sobre eldogomes.com.br 7254 Artigos
Por @EldoGomes | Jornalista e YouTuber.