Aproveite o carnaval e faça um gesto de amor: Doe sangue no Hemocentro em Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me
Últimos posts por eldogomes.com.br (exibir todos)

Por falta de conhecimento, muitos brasilienses ainda deixam de fazer doações. No entanto, cada vez mais o público jovem comparece ao Hemocentro para tentar ajudar o próximo. 

» A Fundação Hemocentro não atende aos domingos. Amanhã, funcionará das 7h às 13h. Na Quarta-Feira de Cinzas, estará aberta das 14h às 18h. O atendimento voltará ao horário normal no dia seguinte, das 7h às 18h. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte).

Mensalmente, são coletadas cerca de 5 mil bolsas de sangue. Além disso, o Hemocentro de Brasília opera com um estoque estratégico, que pode abastecer toda a rede pública de saúde do DF e hospitais conveniados pelo período de dois a sete dias, dependendo do hemocomponente (hemácias, plasma ou plaquetas).

Diariamente, cerca de 220 pessoas vão ao local. No período da folia, no entanto, o número cai mais de 10% e passa para aproximadamente 190 doações de sangue diárias. Somado a isso, o total de transfusões é maior durante o carnaval e acende o alerta na instituição.

“O estoque dos tipos de sangue negativos é o mais difícil de manter abastecido, porque o número de doadores é baixo. Lançamos campanhas para que pessoas que tenham o sangue O- façam doações frequentemente, porque essa tipagem sanguínea é universal, serve tanto para quem tem sangue A+ ou B ”, explica Ana Gabriela de Almeida Fernandes, chefe do Núcleo de Captação de Doadores da Fundação Hemocentro de Brasília.

Requisitos

» Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);
» Pesar mais de 51Kg e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
» Não estar em uso de medicamentos;

» Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;
» Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
» Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
» Não fumar duas horas antes da doação.


eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,