Autódromo de Brasília está de volta e com programação especial 2022

Principais categorias do automobilismo nacional retornam ao tradicional circuito, que será entregue pelo GDF após oito anos com as portas fechadas

A Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, o Turismo Nacional, a Sprint Race e a Copa Shell HB20 estão confirmadas em Brasília em 2022. A Stock Car, inclusive, terá sua última prova da temporada disputada na capital, com a Super Final BRB.

“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo. O papel deste governo é resgatar o DF dos nossos sonhos. Com a volta das corridas, vamos girar a economia e o turismo no DF”, destacou o governador em exercício do DF, Paco Britto, na cerimônia que divulgou o calendário de provas do autódromo.

Arena multiúso

O Banco de Brasília está em processo de assumir a gestão do autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), e tem como parceiro na reforma da pista o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Atualmente, o banco está tocando as licitações de massa asfáltica, defensa metálica e as demais etapas necessárias para o autódromo ter condições de receber provas.

“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1, o que mostra que esse solo é fértil. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A intenção do BRB é transformar o local em uma arena multiúso e que a pista de 5,4 km do autódromo tenha mais do que carros de alta performance circulando. No novo formato do autódromo, o espaço terá vez para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Cine Drive-in.

“Não vamos mexer no traçado internacional, um traçado técnico elogiado por todos que viveram o autódromo. Mas teremos um circuito oval e uma chicane para poder receber provas internacionais”, acrescenta Paulo Henrique Costa, ao explicar que, num primeiro momento, a pista terá classificação de grade 3 e a intenção é buscar a grade 2 ainda este ano.

Foto: Paulo H.

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br