Últimas Notícias

Balé na Praça se despede da temporada de 2019

Brasília 28.09.2019//Projeto Arte no CAT da Setur-DF. Apresentação do grupo de dança Bailarinos de Brasília na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

A última apresentação do balé na Praça dos Três Poderes, pelo projeto Arte no CAT da Secretaria de Turismo, emocionou o público presente e fez as crianças imitarem os passos dos 14 bailarinos que subiram no palco no fim de tarde de sábado (28).O grupo Bailarinos de Brasília executou peças como o Cisne Branco e Cisne Negro do Lago dos Cisnes, Fada Lilás de A Bela Adormecida, Valsa das Flores do O Quebra Nozes e Bolero de Ravel em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá.

“Esse projeto foi uma forma maravilhosa de ocupar os espaços e de integrar a sociedade. A cultura e a arte ajudam a criar vínculos. Os espetáculos que assisti foram uma poesia, e vivemos um momento que todos nós precisamos muito disso”, disse a jornalista e designer de jóias Débora Cronemberg, que compareceu a três das seis apresentações que foram realizadas entre os meses de junho e setembro desse ano.

Desde o início da temporada, cerca de 1,5 mil pessoas assistiram apresentações de balé clássico e contemporâneo executados por dançarinos e grupos de Brasília. De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o Arte no CAT surgiu após a reinauguração dos três centros de Atendimento ao Turista que foram entregues para a população e turistas no aniversário de Brasília. “Desde o lançamento dos CATs estamos ressignificando os espaços e promovendo experiências com as diversas formas de Arte e Cultura”, revelou Vanessa Mendonça.

Além do grupo Bailarinos de Brasília, as companhias de dança brasilienses Scala, Duo e Foco também subiram ao palco durante a primeira temporada do Balé na Praça. O bailarino Márcio Júnior, que dançou em quatro apresentações, disse que em todos os espetáculos que participou teve uma grande emoção em dançar em um dos pontos mais visitados da capital brasileira. “Foi uma experiência muito boa e já estou esperando o convite para a edição de 2020”, comentou.

A ideia de executar apresentações de balé gratuitas foi abraçada pelos grupos e dançarinos que se apresentaram voluntariamente. “Foi uma oportunidade maravilhosa, não só para o público, mas também para os bailarinos. Foi uma experiência única, e a minha vontade era dirigir mais espetáculos como esse”, frisou a professora e uma das diretoras do Bailarinos de Brasília Thereza Braga.

Arte no CAT – O projeto Arte no CAT tem levado diferentes atrações gratuitas para os centros de Atendimento ao Turista da cidade. A intenção da Setur – DF é que turistas e brasilienses usufruam mais dos espaços direcionados ao atendimento aos turistas e de promoção da capital brasileira. Lançado em junho desse ano, o Arte no CAT já promoveu shows, exposições e apresentações de balé.

FONTE: SETUR DF

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.