Brasília começa a dispensar o medicamento utilizado para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV na rede privada

A partir desta quarta-feira (1º), a rede pública de saúde do Distrito Federal começa a dispensar o medicamento utilizado para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV para pacientes com receita prescrita por médicos da rede privada.

Até então, o acesso ao fármaco só era possível com receita emitida por profissionais da rede pública de saúde. O Ministério da Saúde (MS) elegeu o DF como uma das unidades federativas piloto do projeto PrEP na Saúde Suplementar.

Com o pedido médico em mãos, os pacientes podem retirar o medicamento nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos de antirretrovirais (UDM). A medida segue o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas do MS. De acordo com a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz, a disponibilidade para o setor privado aumentará a oferta da PrEP, beneficiando mais pessoas.

“É um avanço importante para as estratégias de prevenção ao HIV. No DF, o atendimento e a dispensação para PrEP no SUS estão disponíveis no Hospital Dia, no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e, a partir desta quarta-feira, na Policlínica de Taguatinga”, ela informa.

“A dispensação dos medicamentos da PrEP prescritos por médicos da rede privada estará disponível nas UDM das Policlínicas de Taguatinga, do Lago Sul, de Ceilândia e na Farmácia Escola do HUB, também a partir desta quarta”, acrescenta Beatriz Maciel.

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br