Últimas Notícias

Brasília | Decisão de Rafael Prudente muda processos na Câmara Legislativa do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal assinou, no final da tarde desta quarta-feira (29), acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para a cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta vai permitir a produção, edição, assinatura, tramitação e consulta de documentos e proposições legais de forma totalmente eletrônica, dispensando o uso de papel. A expectativa é reduzir custos, ampliar a transparência e aumentar a celeridade tanto de processos administrativos como de proposituras legais.

“Um dos grandes desafios dessa gestão é trazer a Casa para o século XXI, modernizando os processos. Toda a sociedade vai ganhar com a implantação do SEI”, disse o presidente do Legislativo local, deputado Rafael Prudente (MDB).

O presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores, explicou que o Sistema Eletrônico de Informações foi desenvolvido há 10 anos, tendo resultado numa economia de R$ 3 bilhões aos cerca de 400 órgãos que já adotaram a ferramenta. “Esse é um exemplo de como a Administração Pública pode criar uma ferramenta revolucionária”, apontou. O magistrado destacou que, dos três poderes do DF, só faltava a adesão do Legislativo.

“Vamos deixar de ser uma ‘ilha’ que não se comunica com os 400 órgãos que aderiram ao SEI”, completou o presidente Rafael Prudente.

Confira alguns benefícios do Sistema Eletrônico de Informações (SEI):

– Tramitação e consulta de documentos, processos e projetos online;

– Assinatura de documentos por usuários internos e externos;

– Acesso remoto por meio de diversos tipos de dispositivos (notebooks, tablets, smartphones, entre outros);

– Sistema intuitivo e estruturado, com boa navegabilidade e usabilidade;

– Diminuição do uso de papel.

Da CLDF

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.