Brasília: Governo Ibaneis trava primeira briga com os distritais

eldogomes.com.br
Siga-me

O clima de amistosidade entre o Executivo local e o Legislativo não durou nem o período de recesso da Câmara Legislativa. Com menos de 20 dias de governo, Ibaneis Rocha (MDB) já travou a sua primeira briga com os deputados distritais.

O motivo do impasse é um pacote de medidas que Ibaneis encaminhou para a Casa e que ele pretendia que os parlamentares votassem ainda neste mês. Para isso, a CLDF teria que interromper o recesso dos distritais e convocar uma sessão extraordinária. O deputados estão de recesso até o próximo dia 1º de fevereiro. 

Entre as propostas encaminhadas ao Legislativo, estão a criação das administrações regionais no Sol Nascente, Arniqueiras e Arapoanga; a expansão do modelo de gestão do Instituto Hospital de Base (IHB) para outras unidades, a redução da alíquotas de impostos como o IPVA e ICMS, e a renegociação de dívidas.

De acordo com Ibaneis Rocha, as alterações no modelo de gestão do Hospital de Base iriam ampliar o atendimento da rede e desafogar o sistema de saúde da capital. No último dia 07, o emedebista decretou estado de emergência na Saúde do DF. 

No entanto, após lerem o texto encaminhado pelo Executivo, alguns deputados começaram a fazer críticas ao projeto. A oposição classificou a ideia como um “desmonte do sistema público de saúde”.

Ibaneis não gostou da reação e ameaçou processar os distritais que votarem contra o projeto. “Em meses, várias pessoas vão morrer. Eles [deputados] escolhem o que querem, a partir daí eu vou entrar com uma ação contra cada um pela morte de cada cidadão. Ou dão os instrumentos para que o governo consiga fazer, ou vamos ter um enfrentamento grave”, disparou o governador.

Nomeações
Ibaneis acusa parte dos parlamentares a cobrarem por cargos para que a votação na Casa fosse articulada. Como forma de retaliação, o emedebista afirmou que irá suspender as nomeações de comissionados e que e qualquer indicação acontecerá apenas com critérios técnicos.”Vou suspender qualquer nomeação até que esse projeto seja analisado para acabar com essa história de troca-troca de cargo. Isso no meu governo não existe”, disse Ibaneis.

Do Destak Brasília

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,