Brasília se destaca em encontro de cidades tombadas

Brasília começou bem sua participação no 8º Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial, em São Luís (MA). Os dados iniciais apresentados pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, repercutiram positivamente entre prefeitos e secretários de Cultura e Turismo de todo o país presentes ao evento. Aberto na quinta-feira (9) e com atividades que vão até sábado (11), esse é o mais importante congresso sobre tombamento histórico realizado no Brasil.

Brasília estará presente em todos os painéis e debates sobre a retomada do turismo na pós-pandemia e nas discussões que vão traçar novos rumos para o segmento. A Secretaria de Turismo (Setur) conquistou lugar na diretoria da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e, pela primeira vez, participa da mesa diretora de uma conferência nacional.

Projeto em 3D

Durante a programação do evento, a Setur apresenta um projeto de visualização de Brasília editado em formato 3D, com realidade virtual, inédito no Brasil para o setor do turismo. Desenvolvido pela Caixote Histórias Imersivas, o recurso leva a pessoa a uma viagem por 23 cidades patrimônios mundiais culturais.

Ao embarcar nessa viagem, o turista virtual conhece de perto a arquitetura, história e cultura da capital federal. “É um projeto inovador e um marco na promoção do turismo nacional”, comemora Vanessa Mendonça.

No final do primeiro dia do encontro, prefeitos, secretários de Estado, dirigentes e demais representantes das unidades da Federação fizeram a Carta de Reivindicações de São Luís/MA. O documento apresenta pontos importantes para o fortalecimento e representatividade das cidades brasileiras no cenário turístico.

*Com informações da Setur

Foto: Divulgação Setur
Texto: Agência Brasília