#Brasilia: Sindicato abre inscrições para o Congresso Distrital dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas do DF promove mais um Congresso Distrital dos Jornalistas nos dias 5 e 6 de agosto de 2016. Com o tema principal “O jornalista em tempos de transformação”, o Congresso visa debater os efeitos da convergência dos meios nas formas de produzir informação. O evento servirá de preparação para o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas – fórum máximo de organização política e de deliberação da categoria que ocorre de dois em dois anos. O objetivo do Sindicato é reunir jornalistas, professores e estudantes para discutir o tema, aprovar teses e escolher os delegados que irão representar o DF no Congresso Nacional. As inscrições são gratuitas!

Faça aqui sua inscrição

Tema

O Congresso Distrital dos Jornalistas irá discutir o atual cenário em que vive o setor. O enxugamento das redações tradicionais e a precarização do trabalho dos jornalistas serão discutidos no Congresso. Em 2015 e até junho deste ano, muitos jornalistas ficaram sem empregos. Veículos como a Editora Abril, os Jornais O Globo, Folha de S. Paulo e Estado de São Paulo, na Rede Globo, nos Diários Associados e diversos outros veículos realizaram demissões. Mais do que uma redução drástica, as redações promovem reformulações radicais voltadas à integração com as plataformas digitais.

Novos veículos surgiram. Edições nacionais do Huffington Post e do El País ganharam destaque. Projetos independentes como Nexo, Agência Pública, Aos Fatos e outros também apareceram. Em Brasília, o portal Metrópoles se destaca. O Fato Online também era para fazer parte dessa realidade, no entanto,  por conta de irregularidades com os funcionários, o projeto foi completamente destruído em menos de um ano.

Congresso Distrital de 2014

Realizado de dois em dois anos, o último Congresso Distrital dos Jornalistas reuniu cerca de 150 pessoas na sede do Sindicato. O evento, que também foi preparatório ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, discutiu temas como precarização das relações de trabalho, democratização da comunicação, violência contra jornalistas, eleições e atuação dos profissionais assessores de imprensa, entre outros. Com o tema “Jornalistas Mobilizados – como enfrentar os desafios para o exercício digno da profissão”, a programação do Congresso Distrital foi composta de três mesas de debates com convidados especiais, Grupos de Trabalho e Plenária para a aprovação das teses e escolhas de delegados. Ao fim, foram aprovadas diversas teses que passaram a nortear a atuação do SJPDF.

Programação Provisória do Congresso Distrital 2016

5/8

19h – Mesa de abertura – As transformações nas redações tradicionais

6/8

9h- Painel –”As novas tendências em jornalismo”

10h15 – Coffee break
10h30 –Grupos de trabalho –Criá-los de acordo com o tema do evento e número de inscritos.

12h – Intervalo almoço

13h30 – 15h – Apresentação dos grupos

15h – Plenária para votação dos delegados e teses

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,