Entre os dias 10 e 18 de outubro. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou da cerimônia de lançamento do evento realizada nesta quinta-feira (27), no Palácio do Buriti. O lançamento dos JUBs foi feito nesta quinta-feira (27) em cerimônia realizada no Palácio do Buriti.
A secretária Vanessa Mendonça comemorou a escolha da cidade para sediar os jogos. Isso porque as competições vão aquecer o segmento de eventos e vários atividades da economia para receber os visitantes. “Os eventos esportivos são um propulsor do nosso turismo”, afirmou a secretária.
Segundo a organização dos JUBs, Brasília vai reunir jovens atletas de todo o país e tem previsão da participação de 2 mil membros da comissão técnica, além de 4.500 esportistas de 890 instituições. Ao todo serão 25 modalidades de competição, incluindo paradesporto e jogos eletrônicos. Os jogos devem movimentar R$11,7 milhões em Brasília e a previsão de ocupação hoteleira é de 33 mil quartos, na capital federal.
A solenidade contou também com a participação da secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, e do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, dentre outras autoridades. Também participaram da cerimônia ex-atleta Maurren Maggi, o atirador esportivo Felipe Wu e a ex-ginasta Daiane dos Santos, ex-atletas universitários e embaixadores do JUBs.
“O esporte ficou para depois por causa da pandemia. Hoje em dia nós já conseguimos voltar academia, conseguimos voltar os parques, porque justamente o esporte é saúde, o esporte é turismo, ou seja, o esporte é um tema transversal. E o nosso governo entendeu isso”, destacou Giselle, em uma referência à presença da secretária de Turismo no evento.
Ainda sobre a importância da competição para o turismo, Giselle Ferreira pontuou como a competição vai aquecer a cadeia produtiva do turismo no DF: “Os ganhos [com os JUBs] irão além do esporte porque, durante 10 dias de realização do evento, serão cerca de R$ 12 milhões injetados na economia local por meio de hotelaria, transporte, alimentação e outros itens. Então, esporte também é turismo”
FOTO: Ascom Setur – DF