BrazilFoundation lança II Prêmio de Inovação Comunitária

Para atender as demandas do setor social no Brasil, a BrazilFoundation lançou em 2016 um processo seletivo inovador para microfinanciamento de “OPs”, identificadas por meio da rede de parceiros. Este ano, o processo envolve 20 organizações já apoiadas pela BrazilFoundation de 14 estados brasileiros – a “Madrinha” ONG Amigos da Vida em Brasília, será responsável por identificar monitorar e orientar as iniciativas.
Outras informações: 61 3234-5740 – email: pedro.amigosdavida@gmail.com

“A ideia surge para aproveitar a sabedoria e o conhecimento da nossa rede de parceiros em seus respectivos territórios e áreas de atuação. Assim conseguiremos democratizar o acesso a recursos, incentivando a inovação e descoberta de novas tecnologias sociais” – diz Patrícia Lobaccaro, presidente da BrazilFoundation.

OP significa Outra Parada, iniciativa informal, individual ou coletiva, que atua para transformar pessoas e comunidades. Indivíduos ou grupos proponentes precisam se inscrever via uma das Organizações Madrinhas listadas abaixo, que vão identificar iniciativas junto ao público alvo ou nos territórios onde atuam – com foco em Advocacy, Fortalecimento Comunitário e de Lideranças, Educação, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Saúde, Empreendedorismo e Geração de Renda – e serão responsáveis pelo repasse dos recursos, monitoramento, apoio e mentoria. As propostas serão avaliadas por uma banca composta por líderes das organizações madrinhas e pela BrazilFoundation e as selecionadas vão receber um prêmio de R$ 5.000,00.

“Esta iniciativa vai além do ato simbólico, assumindo um cunho de valorização real, promovendo ideias e ações significativas para o crescimento das pessoas. Do ponto de vista humanitário, é uma alavanca para a concepção de perspectivas grandiosas. O fato de se aguçar a vontade em participar do prêmio de Inovação Comunitária já abarca o sentimento de pertencimento, de reconhecimento e vitória.” Fernanda Mello, Quabales.

As melhores iniciativas vão concorrer ao II Prêmio de Inovação Comunitária, com escolha feita pelas organizações madrinhas e equipe da BrazilFoundation. Os 3 primeiros colocados receberão renovação de apoio, integrarão a Rede de Lideranças da BrazilFoundation e participarão dos workshops de capacitação em 2018. Um representante da iniciativa com mais votos ganhará uma viagem para os EUA junto a um representante da Organização Madrinha, para compartilhar experiências.