Empreendedorismo: Com 50 anos de Brasilia, o Café do Sítio gera mais de 250 empregos

eldogomes.com.br
Siga-me

O café é um produto que se confunde com a história dos brasileiros, sempre presente no cotidiano das pessoas.

Em Brasília, essa tradição tem nome: “Café do Sítio”. A história da marca se entrelaça com a da capital do país.

Em 1967, o “Café do Sítio” foi comprado por Antônia e Teones Barbosa de Souza, o casal de maranhenses havia se mudado há pouco para Brasília, cidade que também dava seus primeiros passos. A sede da fábrica era no Núcleo Bandeirante, aos poucos, a marca ganhou vida, identidade e se expandiu, junto com a capital. Para atender melhor ao crescimento da demanda, em 1972, mudou-se para o Setor Industrial de Taguatinga e desde 2005, encontra-se no final do Pistão Sul.

Uma empresa familiar, com gestão de dona Antônia, na presidência da fábrica. A união com seu falecido marido, lhe presenteou com filhos e netos que também aderiram aos negócios. Todo esse engajamento é refletido para os demais colaboradores da fábrica.

“A gestão familiar sempre foi uma realidade para nós, por isso o negócio flui naturalmente. Crescemos nesse universo, acompanhando o trabalho dos nossos pais. Hoje, temos a 1ª, 2ª e 3ª gerações no comando buscando, constantemente, a profissionalização da empresa que se tornou a maior torrefadora do Centro-Oeste. O ambiente familiar que existe na direção é vivido por todos os colaboradores e a intenção é fazer com que ele permaneça na empresa”, conta Ricardo Barbosa, um dos netos e diretor de marketing e vendas.

Atualmente são produzidos todos os dias, de 40 a 50 toneladas de café, que inclui o cappuccinno e uma linha premium de café expresso voltada para atender aos restaurantes, a Specialle Espresso, lançada em 2015.

Atualmente com distribuição em Brasília, Goiânia e alguns municípios do Goiás. Toda essa produção é responsável pela geração de mais de 250 empregos diretos.

 

 

eldogomes.com.br

Jornalista especializado em novas mídias. Colunista de Turismo e Entretenimento. 👀 / corre pro Instagram @EldoGomes

https://www.youtube.com/watch?v=5miWhuUXvOM&t=49s