Câmara Legislativa do Distrito Federal no Gama/DF

Na próxima terça-feira (12), o Gama completará 61 anos. A Câmara Legislativa vai comemorar o aniversário da cidade em sessão solene nesta sexta-feira (8), às 19h, na igreja Comunidade do Reino. Os autores da homenagem, deputados Jaqueline Silva (PTB) e Daniel Donizet (PL), recordam que o Gama foi fundado em 12 de outubro de 1960, e em 1989, tornou-se região administrativa (Decreto 11.921/1989).

De acordo com Jaqueline Silva, “não se tem conhecimento exato da origem da palavra Gama, nome da fazenda que emprestou seu nome à cidade, mas uma coisa é certa, ela partiu do Platô do Gama, onde estão localizadas as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome”. Em sua pesquisa, ela acrescenta que nenhuma outra família existiu no local com este nome ou prenome. Por outro lado, a parlamentar conta que, na época, o padre Luiz da Gama Mendonça levava seus ofícios aos moradores da região, portanto, ela acredita que, em homenagem ao padre, foi dado ao platô e ao ribeirão o nome Gama. “Toda essa história do Gama merece ser lembrada e homenageada”, alega.

Ele acrescenta que o aniversário da cidade se configura em uma oportunidade para prestar contas das ações do mandato e ouvir as demandas da população.

Por sua vez, o deputado Daniel Donizet enfatiza que sente orgulho de fazer parte da história do Gama: “Meu compromisso com a cidade está firmado”.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br