Canais educacionais no YouTube para você aprender de forma lúdica

man in black and white polo shirt beside writing board

Com a pandemia de coronavírus tornando qualquer reunião presencial praticamente impossível de ser realizada, como aulas presenciais, o ensino remoto vem ganhando cada vez mais espaço e, com ele, a educação nas mais diversas plataformas de comunicação vem também ganhando força.

E também, convenhamos, o acesso a tecnologia e a dificuldade que muitos usuários possuem na hora de trabalhar e estudar online pode ser gigantesca.

Por exemplo, para muitos usuários é difícil entender como colocar um sumário no Word dentro das normas da ABNT e, quando o assunto é pesquisa e trabalhos acadêmicos, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas devem sempre ser seguidas.

Pensando um pouco neste quadro atual de educação e aprendizado remotos, hoje iremos ver juntos alguns canais no YouTube que podem ser utilizados para você aprender um pouco mais sobre diversas áreas.

Ciência em Show

Como vimos, mais do que nunca, a tecnologia, a Internet e o cinema são essenciais para a sociedade durante a pandemia, de modo que suprem questões de aprendizado, entretenimento e lazer durante o isolamento social.

Não é à toa, por exemplo, que plataformas como a Netflix e o Spotify tiveram recordes de acessos quebrados durante a pandemia.

O YouTube, juntamente com estes dois gigantes do entretenimento tem também se mostrado cada vez mais presente na vida das pessoas, sendo responsável por hospedar até canais educativos.

O primeiro destes canais que veremos hoje é o Ciência em Show. O canal é formado por um trio de cientistas que busca trazer conceitos teóricos e fundamentais da ciência de maneira simples e com uma abordagem descontraída, atingindo o maior público possível.

O canal é formado pelos cientistas:

  1. Wilson Namen
  2. Gerson Julião
  3. Daniel Angelo

Se você é um entusiasta por ciência em geral e gosta de dar uma descontraída, corra para dar uma olhada no trabalho destes pesquisadores!

CINEstória

O CINEstória já possui uma proposta um pouco diferente da que vimos acima. Como o próprio nome diz, a ideia do canal é através do cinema e de filmes entender um pouco mais sobre educação, especificamente sobre a história.

O idealizador do canal é o professor de atualidades e história Orlando Stieber, que juntou de sua profissão com sua paixão pelo cinema para criar conteúdos que possam instruir e educar as pessoas sobre os mais variados períodos da história e contextos vividos nestes períodos.

Manual do Mundo 

Iberê Thenório é o nome da mente por trás de um dos maiores canais de educação de todo o YouTube no Brasil.

Através de conhecimentos nas áreas de física, química e ciências em geral, Iberê traz diversos conteúdos, aprendizados que podem ser utilizados no dia-a-dia, ou simplesmente curiosidades científicas que estão presentes em nossa vida.

Atualmente, o canal conta com mais de 10 milhões de inscritos e também sempre com o bom humor dos apresentadores. Além disso, o Manual do Mundo deixou de ser apenas um canal do YouTube para se tornar uma empresa real.

Photo by Sora Shimazaki on Pexels.com

Nerdologia

Por fim, um dos maiores canais de educação de todo o Brasil é o Nerdologia. Comandado pelo doutor em microbiologia, Atila Iamarino, o canal trata de diversos temas, como:

  1. Biologia
  2. Química
  3. História
  4. Tecnologia
  5. Física 

Além disso, cada uma destas vertentes possui um sub-canal para si, como o Nerdologia Tech e o Nerdologia História.

Contudo, diferentemente do Nerdologia Tech e do Nerdologia convencional, o Nerdologia História é apresentado pelo professor e historiador Felipe Figueiredo, que também comanda o excelente podcast Xadrez Verbal.

Ainda, atualmente, Atila faz um papel essencial como divulgador científico de informações de confiança sobre a pandemia de COVID-19, sendo considerado uma personalidade científica importantíssima nos dias de hoje.

Conclusão

É possível ver através desta reportagem que o conhecimento, a cultura e a informação estão espalhadas pela Internet, sejam em formatos de podcasts, vídeos, filmes ou até mesmo textos.

Logo, também é possível aprender cada vez mais, se informar e se capacitar nas mais diversas áreas sem precisar sair de casa, dependendo apenas do acesso à Internet.

Portanto, não fique de fora e não perca tempo com esta ferramenta preciosa. Busque informações e se torne uma pessoa informada.

Foto: Banco de Imagens Pexels
Texto: Tossox Holdings