Capital federal vai receber o o primeiro evento internacional de chá do Brasil

Neste sábado (7) e domingo (8), a capital federal vai receber o Brazil Tea Festival para celebrar a segunda bebida mais consumida do mundo. Serão dois dias de diversas atividades, com estandes de venda de chás e infusões artesanais e de marcas diferenciadas, comercialização de produtos ligados ao consumo da bebida e diversas atividades formativas. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A bebida será comercializada em suas diversas formas e sabores, cursos com especialistas – introdução ao universo do chá, preparação de drinks com a bebida, escolha da melhor água, profissão de sommelier de chá, workshops sobre o cultivo do chá no Brasil e um simpósio para esmiuçar os benefícios da bebida para a saúde.

A Secretaria de Turismo é uma das instituições apoiadoras. “Festivais dedicados ao consumo do chá existem em cidades de todo o mundo, como Berlim e São Francisco, e é um prazer receber eventos como esse na nossa cidade. Temos um potencial enorme tanto no turismo de eventos, quanto no gastronômico”, ressaltou.  A Secretaria de Turismo estará presente no evento com um estande para promover e comercializar produtos de artesãos da cidade.

“O apoio da Setur reforça a importância do evento para Brasília, que está sendo pioneira em promover um evento totalmente voltado para o chá no Brasil, complementou Fábio Leite, idealizador do projeto.

Para apresentar a diversidade de sabores da bebida, o evento terá um Salão de Chá, onde o público poderá participar de degustações de chás. Serão realizadas oito degustações, quatro em cada dia do evento, acompanhadas de harmonização com biscoitos. A participação será sem custo, mediante inscrições que poderão ser feitas com uma hora de antecedência no próprio local, até o número limite de 30 pessoas. As degustações serão às 11h, 14h, 17h e 20h.

Tea Week

Em parceria com a ABRASEL-DF, será realizada a primeira Tea Week em Brasília, com participação de diversos restaurantes. De 1 a 8 de dezembro, os estabelecimentos participantes oferecerão um chá de cortesia para seus clientes. A lista de restaurantes que vão participar da ação estará disponível no site do evento. “Temos a possibilidade de trabalhar a inovação por meio do produto que já é tradicional, mas precisa alavancar o mercado. O Festival e a Tea Week é uma oportunidade para o comércio, para movimentar o nosso setor, além de trazer várias oportunidades de sabores e benefícios pra saúde”, disse Rodrigo Freire, presidente da Abrasel.

Simpósio

Informações relevantes que conformam o imenso universo do chaísmo serão abordadas em cursos, no I Simpósio Brasileiro de Chá e no workshop cultivo de chá no Brasil, a ser desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. As atividades de formação se estenderão durante todo o sábado, 7 de dezembro e terão ingressos diferenciados.

Cursos

O festival vai oferecer quatro cursos. “Introdução ao Estudo do Chá” será ministrado pelo médico e estudioso Fábio Leite; “Profissão Sommelier de Chá: definição e tendências desse mercado”, com Raquel Magalhães; “Estudo da água no preparo do chá”, com Rodrigo Resende; e “Elaboração de drinks com chá”, com Victor Quaranta.

Serviço:

Brazil Tea Festival

Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Quando: De 7 e 8 de dezembro, das 9h às 22h

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Mais informações: https://brazilteafestival.com.br/

FONTE: SETUR DF

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.