Caravana da Setur-DF leva ações de estruturação para Ceilândia

A sexta edição do Turismo em Ação contou com a participação de empresários da cadeia produtiva para conhecerem programas de fomento para ao setor; o evento também contou com a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista, além de visitas técnicas a empreendimentos voltados para o turismo rural

A Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) esteve nesta terça-feira (25), na Região Administrativa de Ceilândia para consolidar ações que vão colocar a cidade no roteiro turístico do Distrito Federal. Essa foi a sexta edição do programa Turismo em Ação, com o objetivo de integrar a cidade nas rotas de atrações turísticas do Distrito Federal. Para isso, o programa itinerante inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), dentro da Casa do Cantador, entregou carteiras nacionais do artesão, conversou com empresários locais e visitou pontos de potencial valor turístico.

As atividades contaram com a presença da secretária do Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça; do administrador da Ceilândia, Marcelo Piauí; do diretor da Casa do Cantador, José do Cerrado; presidente da Feira Central de Ceilândia, Jonathan Araújo; da coordenadora do SESC Ceilândia, Elizângela Barros; do gerente geral da Agência Ceilândia Sul do BRB, Aloísio Borges; do secretário executivo da Setur-DF, Rodrigo Costa; e de representantes de órgãos de segurança, lideranças locais, artesãos e empresários do setor.

“O legado das ações do governo do Distrito Federal em Ceilândia vai representar uma virada de chave na cidade. O turismo representa apenas uma parte do trabalho integrado que é realizado em todas as RA’s por todas as secretarias de estado. O Turismo em Ação vai mapear o turismo gastronômico, o turismo arquitetônico, o turismo rural, o ecoturismo, o turismo de experiência e todas as potencialidades desta importante cidade do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, ressaltou a importância das ações de fortalecimento do turismo na região desenvolvidas pela Setur por meio do programa Turismo em Ação. “Aquele turista que chegar hoje ao aeroporto e que chegar a Brasília vai saber o que é a cidade de Ceilândia e o que ela pode oferecer. O CAT está preparado para chamar esse turista para visitar a cidade, conhecer as feiras, para conhecer a história da cidade, a riqueza da área rural e toda a rota turística que está sendo preparada. As pessoas vão se surpreender com Ceilândia”, afirmou.

“Ceilândia precisa desse olhar diferenciado que está abrindo as portas e mostrando as belezas da nossa cidade, que são muitas. Sou a segunda geração de feirantes e sei o quanto o comércio e a gastronomia são importantes pro turismo da nossa cidade”, disse o presidente da Feira Central de Ceilândia Jonathan Araújo. A feira,  uma os atrativos da cidade, possui hoje 463 feirantes cadastrados e é considerada um dos maiores pontos da cultura nordestina fora do Nordeste. O visitante encontra de tudo: roupas, carnes, temperos, queijos, mas o ponto forte do local é a gastronomia nordestina

Fotos: Ascom Setur DF

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br