7 coisas sobre o novo ministro da Educação: Carlos Alberto Decotelli

Carlos Alberto assume o Ministério da Educação após Abraham Weintraub deixar o cargo, na semana passada, para assumir um posto de diretor no Banco Mundial.

Vamos a 7 fatos que você precisa saber sobre o novo ministro

1| Representatividade

é a segunda pessoa negra a chefiar o MEC e a primeira no grupo de ministros do governo Bolsonaro.

2| Responsabilidade de peso

Agora, em sua gestão, com o desafio de superar o antecessor. Ele assume após Abraham Weintraub deixar o cargo na semana passada para assumir um posto de diretor no Banco Mundial. Até então, Antonio Paulo Vogel de Medeiros atuava como ministro interino.

3| Terceira cadeira

Em suma, como em todos os lugares, quando se assume algo novo é preciso averiguar o que já foi feito de assertivo e continuar. E, com uma análise macro, eximir tudo o que foi negativo. Afinal, Decotelli será o terceiro ministro da Educação no governo Bolsonaro. Antes dele, Weintraub permaneceu no cargo por 14 meses e, Ricardo Vélez Rodríguez, por pouco mais de três meses.

4| Militar na Educação

Oficial da Reserva da Marinha, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

5| Pedra ou Diamante

É hora de provar que sabe gerir. Ou ele transforma o peso em pedra ou faz virar um diamante. Do que estamos falando? Do empurrado e puxado, Enem. Seu foco inicial será realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, vai que vira online, né?!

6| Desconexão Das Massas

Em tempos de coronavirus um dos grandes fatos é que o país precisa dar acesso, conectividade e suporte para milhares de estudantes da rede pública. Afinal, educação ( que transforma – sim, sou clichê ). Terá que orientar e dar apoio às redes para o ano letivo na pandemia

7| Quem chegou!?

O novo ministro Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha. E, de fato, já tem experiência com gestão e processos públicos. O que ajuda muito na hora de colocar a mão na massa.

Que tenhamos transformações para educação pública com qualidade.

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.