Carnaval de Brasília: Bloquinho Candanguinhos promete fazer a alegria da criançada

No próximo dia 26 de fevereiro, o gramado do Panteão da Pátria, equipamento cultural pertencente ao Centro Cultural Três Poderes, localizado na praça de mesmo nome, será o palco do lançamento da primeira edição do bloco carnavalesco infantil “Candanguinhos da Alegria”, especialmente organizado para meninos e meninas da primeira idade.

O Bloco de Carnaval Infantil nasceu do sonho do Produtor Cultural Raphael Veiga e da Diretora do Centro Cultural Três Poderes, Jussara de Almeida Menezes, de resgatar os valores culturais e proporcionar a este público tão importante, as crianças, interação com espaços do Centro Cultural Três Poderes, alegria e diversão educativa.

A iniciativa é inédita, já que nunca na história da Capital da República, houve um bloco carnavalesco sediado na Praça Cívico Cultural dos Três Poderes. Isto porque a intenção do projeto vai além do entretenimento e busca fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes sociais e culturais de um povo, no sentido da afirmação de sua identidade, na sociedade e em seu território.

A banda “Tumba La Catumba” é a atração escolhida para animar os Candanguinhos participantes e, junto a uma trupe de palhaços e malabaristas, irão fazer a diversão com confetes e serpentinas, interagindo junto aos brinquedos, como pula-pula, piscina de bolinhas, entre outros, para deixar o carnaval destes pequeninos, muito mais divertido e adequado às fantasias inerentes à idade. E claro que não podia faltar uma visita guiada aos espaços do Centro Cultural Três Poderes (Espaço Lucio Costa, Museu Histórico e Panteão da Pátria) com Arte Educadora, caracterizada como a Heroína da Pátria, Anita Garibaldi, para assim tornar a diversão mais educativa, buscando-se com isto, o resgate de tradições históricas e cidadãs e a valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

O lado social do projeto também foi levado em conta pelos produtores. A coordenação do bloco já encomendou ao grupo de apoio, composto por criadores, maquiadores e costureiras, fantasias que serão adaptadas às cadeiras de rodas de crianças com necessidades especiais, fez também parceria com o Movimento Orgulho Autista do Brasil – MOAB, e vai contar com a participação de crianças autistas no bloco, os pais daquelas crianças com pouca idade terão à disposição um fraldário com estrutura necessária para as trocas, destacando-se mais uma diferença na concepção do carnaval do Candanguinhos da Alegria. Além disto, em parceria com instituições, escolas e ONGs vai-se proporcionar com que crianças mais carentes tenham acesso ao evento e assim possam desfrutar de uma festa de carnaval diferenciada e ainda será solicitada a doação de brinquedos e livros infantis que serão entregues a crianças carentes, inclusive as que estarão participando do evento.

Por Luiz Kaffa

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,