Vida Saudável: Consumir ou não chocolate? O Brasil é o terceiro país que mais consome

eldogomes.com.br
Siga-me

É difícil resistir a um chocolate, não é mesmo?

O Brasil é o 3º mercado no consumo de chocolates no mundo, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) realizada em 2016, os brasileiros consomem, em média, 2.5 kg de chocolate per capita ao ano, o equivalente a 16 barras. A procura é tanta que a produção da indústria brasileira, entre janeiro e setembro do ano passado, foi superior a 390 mil toneladas de chocolate. Essa produção representou um crescimento de 13% em relação ao mesmo período, em 2015.

O chocolate é um alimento tão amado que criaram uma época para comemorar a sua existência: 7 de julho. Considerada o Dia Mundial do Chocolate, a data foi escolhida porque acredita-se que foi nessa época, há 400 anos, que o alimento tenha sido introduzido no continente europeu. Mas engana-se quem pensa que essa guloseima só serve para satisfação do paladar. Chocólatras de plantão, animem-se! Muitos chocolates podem ser aliados da saúde e da beleza. Um produto de boa qualidade é capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao organismo. É o caso do Chocolate Fitness, que além de não engordar ainda ajuda a emagrecer.

“Chocolate 54% de cacau, sem açúcar e sem lactose é adequados para quem está de dieta ou tem restrições alimentares”, comenta Leandra Sá, assessora técnica da Farmacotécnica.

O chocolate com alto teor de cacau e de polifenois além de retardar o envelhecimento da pele causado por radicais livres ainda permite ser associado a outras substâncias para favorecer a tonicidade da pele ou mesmo estimular o crescimento e a saúde dos cabelos, unhas e pele.

“Basta manipulá-lo com essas substâncias. Desta maneira, a pessoa pode, através de uma ‘guloseima’, absorver as propriedades do cacau e também dos princípios ativos que ajudam no emagrecimento. Ou seja, ele se permite um prazer sem culpa”, afirma Leandra Sá.

Vale lembrar que os médicos consideram como porção ideal 30g por dia do chocolate amargo, quantidade suficiente para usufruir de todos os benefícios sem abusar do consumo.

Por Tríplice Comunicação

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,